Dois políticos da região assumiram secretarias no governo estadual. O ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, agora é secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Já Marjorie Kauffmann deixa a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para se tornar secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura. Hoje, às 10h, os secretários têm a sua primeira reunião com o governador.
A pasta de Marjorie era liderada por Luiz Henrique Viana, pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB. Mallmann assume no lugar do presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato.
Ao integrar o Piratini, o ex-prefeito abre mão da pré-candidatura como deputado estadual e da possibilidade de assumir a presidênciada Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log). “A minha vontade sempre foi de contribuir. Essa é uma pasta com projetos importantes, e hoje são 409 municípios com obras que precisam ir para rua. Quero poder ajudar o Vale do Taquari”, afirma. Mallmann destaca também a importância da articulação feita pelo prefeito estrelense Elmar Schneider para que ele assumisse a secretaria.
Para Marjorie, as demandas da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura não serão uma novidade, já que a Fepam é associada à pasta. “Isso me dá uma vantagem, mas não deixa de ser desafiador”, comenta. Ela destaca que entre as prioridades está o cumprimento do programa Avançar e, em especial, o Programa de Incentivo à Geração e Utilização de Biogás para Geração de Energia Elétrica (BIOGÁS-RS), que no Vale do Taquari se decida sobretudo aos suinocultores. Além deles, o Vale também é representado por Mauro Hauschild, que segue à frente na Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.
Conforme o governador Ranolfo Vieira Júnior, o trabalho dos novos secretários será dar continuidade para o que já estava em curso. “Todo o plano do governo, feito ainda no período eleitoral, em 2018, foi construído de forma compartilhada. Não há porque reinventar a roda”, disse.
Além dos onze secretários, outros dois titulares de órgãos do governo deixaram seus postos para concorrer às eleições. Enio Bacci deixa a direção-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e José Sperotto deixa a superintendência da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Quem entra e quem sai
Desenvolvimento Urbano e Metropolitano
Entra: Carlos Rafael Mallmann (MDB), ex-prefeito de Estrela
Sai: Luiz Carlos Busato (União Brasil)
Meio Ambiente
Entra: Marjorie Kauffmann (PSDB), ex-presidente de Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
Sai: Luiz Henrique Viana (PSDB)
Esporte e Lazer
Entra: Letícia Boll Vargas (PSD), presidente estadual do partido
Sai: Danrlei de Deus (PSD)
Agricultura
Entra: Domingos Velho Lopes, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul)
Sai: Silvana Covatti (PP)
Obras e Habitação
Entra: Volnei Minozzo (União Brasil), ex-prefeito de Nova Prata
Sai: José Stédile (PSB)
Trabalho
Entra: Hamilton Sossmeier (PTB, migrará para o Podemos), vereador de Porto Alegre
Sai: Ronaldo Nogueira (Republicanos)
Relações Federativas
Entra: Patrícia Kotlinski de Carvalho, ex-diretora-geral da pasta
Sai: Ana Amélia Lemos (PSD)
Igualdade e Cidadania
Entra: Márcia Pires de La Torre, ex-diretora-geral da pasta
Sai: Regina Becker (União Brasil)
Chefe de Gabinete
Flavia Colossi Frey, que foi chefe de gabinete de Ranolfo no período como vice-governador
Segurança Pública
Entra: Vanius Cesar Santarosa, ex-comandante da Brigada Militar
Sai: Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), novo governador
Transportes
Entra: Luiz Gustavo de Souza (MDB), ex-prefeito de Pinhal e secretário adjunto
Sai: Juvir Costella (MDB)
Turismo
Entra: Raphael Ayub (Podemos), ex-secretário municipal em Capão da Canoa
Sai: Ronaldo Santini (Podemos)