Trinta e três anos depois, o Grêmio tem a chance de igualar uma marca histórica no Campeonato Gaúcho. Assim como em 1989, o Tricolor pode sagrar-se pentacampeão gaúcho neste sábado. Em vantagem após vencer o jogo da ida em Erechim, o time de Roger Machado recebe o Ypiranga, às 16h30min, na Arena.
O título gaúcho pode ser um marco de recuperação para o Grêmio e o seu torcedor. Depois do rebaixamento e da eliminação na Copa do Brasil, a taça do pentacampeonato representaria o início da redenção gremista.
O Tricolor tem ampla vantagem para ficar com o título. Com a vitória por 1 a 0 na ida, será campeão com qualquer vitória ou empate. Se o Ypiranga vencer por um gol de diferença a partida irá para os pênaltis. Somente vitória por dois ou mais gols de diferença dão o título no tempo normal ao clube visitante. Não há saldo qualificado no Campeonato Gaúcho.
O retrospecto fica ainda mais favorável ao Grêmio se posto em perspectiva que o adversário é um clube do interior. Desde o pentacampeonato de 1989, apenas três Campeonatos Gaúchos tiveram como vencedor um clube de fora de Porto Alegre: Juventude (1998), Caxias (2000) e Novo Hamburgo (2017).
Sem o centroavante
Mesmo em vantagem, Roger Machado terá de lidar com problemas na escalação para garantir o título. O técnico não terá o lateral-esquerdo Nicolas, lesionado, que já não atuou na partida da ida. A baixa mais significativa fica no ataque. Diego Souza sentiu desconforto muscular e é dúvida. Como dificilmente terá condições de jogo, a escalação deve ter Elias Manoel como referência no ataque e Ferreira ingressando na ponta-esquerda. O restante do time será o mesmo da ida.

Finalista pela primeira vez, Ypiranga busca a virada na Arena para chegar ao inédito título
Chance histórica para o Ypiranga
Finalista estadual pela primeira vez, o Ypiranga busca a virada para preencher o melhor momento de sua história. Mas para isso, precisará fazer algo que ainda não fez neste Gauchão: vencer fora de casa.
Para o jogo, o técnico Luizinho Vieira terá o retorno do meia Matheus Santos, um dos destaques da temporada. Por outro lado, as dúvidas ficam por conta do goleiro Edson e do volante Lorran, que foram preservados de alguns treinamentos durante a semana, mas devem estar em campo.