A febre é um mecanismo de defesa do nosso organismo, ativado quando há algo de anormal. Pois a febre alta e com início repentino, normalmente, é o primeiro sintoma da dengue. Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante tirar a dúvida. O Laboratório Lajeado realiza a Sorologia para Dengue, que confirma se a pessoa foi infectada pelo mosquito transmissor.
No último mês, Lajeado e o Vale do Taquari enfrentam um surto de dengue. “Principalmente nos últimos 30 dias, os casos na nossa região aumentaram, de acordo com a divulgação das estatísticas dos órgãos responsáveis. Isso provocou uma busca maior pelos testes”, observa o farmacêutico bioquímico e sócio-proprietário do Laboratório Lajeado, dr. Dimitri Irion.
A realização do exame é simples. Conforme o farmacêutico bioquímico, é feita a coleta de sangue normal (punção venosa), para posteriormente separar o soro sobrenadante da amostra, através da centrifugação. A amostra deste soro é analisada em testagem imunocromatográfica. Para a realização deste exame, basta comparecer ao laboratório portando documento com foto.
Não é necessário estar em jejum e o resultado é rápido: sai em até uma hora.
Quando testar?
O farmacêutico bioquímico destaca que o ideal é que as pessoas que estão com suspeita de infecção pelo vírus da dengue, façam o teste na fase inicial da doença, entre o primeiro e o sexto dia após o início dos sintomas. “Em primeiro lugar, vale destacar a importância de consultar um médico para verificar qualquer sintoma relacionado”, observa.
Após o diagnóstico, se a doença for confirmada, o paciente precisa de acompanhamento. “O diagnóstico seguro sempre deve ter acompanhamento médico. Campanhas pela prevenção da dengue existem há várias décadas, devido à gravidade das consequências provocadas pela doença”, alerta Irion.
A dengue é uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil. Nos casos mais graves pode, inclusive, levar à morte. Portanto, não deve ser negligenciada.
O Laboratório Lajeado atua há 47 anos na cidade. Nos últimos dez anos, recebeu sempre nota máxima do Programa Nacional de Controle da Qualidade – PNCQ. Disponibiliza cerca de 2.000 exames e possui parceria com 60 convênios, além do SUS. O Laboratório Lajeado fica na Rua Saldanha Marinho, 491, no Centro. Em Estrela, conta com a filial Laboratório Irion, localizada na Rua Geraldo Pereira, número 434, no Alto da Bronze.