O agora ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi “apresentado” ao troféu conquistado pelo Pro_Move Lajeado no prêmio nacional do Sebrae e da CNI. O encontro ocorreu na quarta-feira à noite, no Palácio Piratini, e reuniu o presidente da Fuvates, Ney Lazzari, a Secretária Adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, e o Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Cristiano Zanin. No mesmo dia, Leite anunciou R$ 62 milhões em novos editais para projetos na área de inovação do Estado.
• O vereador Volnei Zancanaro (PSL) solicita ao Executivo de Estrela a lista atualizada de todos os cargos comissionados e as respectivas funções.
• Ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (MDB) deve assumir a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios nas próximas horas. E o “padrinho” dele é o atual prefeito, Elmar Schneider (PTB), que possui uma amizade muito próxima com o novo governador gaúcho.
• Ainda em Estrela, o governo municipal encaminhou nesta semana o projeto de lei que autoriza a municipalização do trecho urbano da ERS-129, no trecho conhecido por “Trans Santa Rita”. Para tal, também é necessária a aprovação por parte da assembleia gaúcha.
• A primeira pesquisa espontânea do Grupo A Hora sobre as intenções de voto para governador chamam a atenção para um fato isolado: Gabriel Souza, o nome escolhido pelo MDB, não foi lembrado pelos eleitores do Vale do Taquari.
• O 1º Encontro de Mulheres Políticas do Vale do Taquari, realizado ontem, na Câmara de Lajeado, reuniu seis mulheres que habitam o ambiente político. E só uma das palestrantes é da nossa região. No caso, a prefeito de Poço das Antas, Vânia Brackmann.
• Enio Bacci (União Brasil) deve contar com o apoio de Fabiano Diehl na campanha para voltar à Câmara dos Deputados.
• Uma nova reunião entre governo de Lajeado e empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros ocorre na próxima semana. Na pauta, o reajuste da tarifa. Além disso, o governo pretende realizar uma pesquisa de satisfação com os passageiros por meio de um QRCode disposto nos coletivos.
• Analistas de plantão avisam: servidores públicos (CCs, no caso) da área do marketing não podem desempenhar funções para terceiros em horário de serviço. Tampouco para pré-candidatos. Por ora, é apenas um mero aviso.