A Seleção Brasileira conhecerá hoje quem serão os seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo do Catar. A Fifa sorteia os grupos a partir das 13h. O Brasil é cabeça de chave e chegará ao Mundial como primeiro colocado do ranking.
A Fifa divulgou ontem o ranking atualizado e confirmou os potes para o sorteio da fase de grupos. Pela primeira vez desde agosto de 2017, o Brasil está no topo. A Seleção ultrapassou a Bélgica e deve permanecer no posto até a Copa do Mundo.
As posições do ranking são importantes pois orientam as divisões dos potes para o sorteio. País anfitrião, o Catar é cabeça de chave do Grupo A. Com isso, seleções tradicionais como Alemanha e Holanda ficaram no pote 2. Uma delas pode aparecer no grupo do Brasil.
Restrições no sorteio
Com exceção da Europa, países do mesmo continente não podem ficar no mesmo grupo. É possível no máximo dois europeus por grupo. Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4, independente do ranking da Fifa. O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem vier das repescagens.
Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. A repescagem mundial será no Catar. Os confrontos são Costa Rica x Nova Zelândia; País de Gales x Escócia ou Ucrânia e Peru x Austrália ou Emirados Árabes.
Potes para o sorteio
Cabeças de chave: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem