A agenda movimentada para garantir representantes do Vale do Taquari nos parlamentos já apresenta os primeiros resultados. Na primeira pesquisa, divulgada na terça-feira, a análise mostrou que 75,7% dos entrevistados votaria em um candidato da nossa região. Ontem, a publicação do Grupo A Hora mostrou que alguns pré-candidatos já despontam na preferência do eleitor local. A campanha ainda não iniciou de forma oficial. Mas, o debate sobre a falta de representatividade política já está a pleno vapor. Mesmo com tantos detratores.
Sandri e Márcia à frente
A campanha oficial, com os comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet começa no dia 16 de agosto. Mas, para alguns pré-candidatos, a busca por um lugar ao sol na assembleia legislativa iniciou logo após o fim da contagem de votos, em 2018. É o caso de Douglas Sandri (Novo) e Márcia Scherer (MDB), que concorreram naquele ano e nunca esconderam o intenso desejo de representar o Vale do Taquari nos parlamentos. E, desde então, ambos tiveram bastante tempo livre para a preparação.
Não por menos, penso eu, os dois despontaram nas análises encomendadas pelo Grupo A Hora. Sandri está à frente na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde sem qualquer amostra de nomes. E isso tem um peso interessante para o jovem político. Por sua vez, Márcia desponta na estimulada, quando o eleitor é apresentado aos nomes dos prováveis candidatos. Ela alcançou um bom índice de 15,3% e pode angariar muito mais se conquistar apoio de vereadores do MDB lajeadense. E tem muita “água para rolar” até outubro.
Mallmann no Estado
A coluna noticiou no dia 19 de março a informação de que o MDB regional estava muito próximo da cúpula do governo estadual. Desde então, as conversas se intensificaram e ontem o ex-prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), aceitou o convite do Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, para ser o sucessor à frente da pasta. Busato vai deixar o cargo amanhã, em função do calendário eleitoral. Busato também é presidente estadual do novo partido, o União Brasil. E Mallmann não descarta trocar de sigla.
Schneider, Werle e Leite
Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB) visitou Porto Alegre nessa quarta-feira. Ele acompanhou o ex-prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB) na visita ao Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e também se encontrou com o governador, Eduardo Leite (PSDB), que deixa o cargo hoje. No encontro, Schneider entregou ao chefe do executivo gaúcho uma pintura do artista plástico, Sérgio Werle.