Na tarde desta quinta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul empossou Ranolfo Vieira Júnior como novo governador do estado. O então vice-governador e secretário de Segurança Pública assumiu a titularidade do executivo após Eduardo Leite renunciar ao cargo para atender as exigências da legislação eleitoral – existe a possibilidade de Leite concorrer à presidência da República pelo PSDB nas Eleições Gerais de outubro deste ano.
Após abrir a sessão plenária e confirmar a presença dos deputados, o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira, orientou os líderes de bancada a buscar o novo governador gaúcho no gabinete da presidência da Assembleia para início da liturgia. Após o rito, o novo governador proferiu o compromisso constitucional.
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição. Observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense”, afirmou sob aplausos.
Abertura para mudanças sólidas
Durante seu pronunciamento, o governador lembrou os 39 meses de governo, afirmou que a justiça é a principal virtude de um governante e foi assim que viveu a gestão inteira no sentido de superar a crise fiscal; Para isso, agradeceu ao predecessor, Eduardo Leite.
“Ser vice do Eduardo Leite foi viver uma sala de aula a me proporcionar lições cotidianas de dignidade, discernimento e competência”, pontuou.
O governador lembrou que na política de gestão, impor restrições ao gasto público exige renúncia, contraria interesses, demanda capacidade de resistência a pressões e aflige os governados e os governantes. Porém, ressaltou que resistência à demagogia, a solução fácil e irresponsabilidade na gestão é o que manterá o Estado nesse ciclo de abertura para mudanças sólidas.
“Vencer a crise fiscal é parte do que poderíamos chamar de plataforma de lançamento do nosso estado para novos tempos de prosperidade econômica, competitividade e desenvolvimento social”, afirmou.
Após agradecer mais uma vez Eduardo Leite, o governador empossado agradeceu líderes e dedicou parte do tempo para falar sobre a família e lembrar tudo que representa para ele o novo período, que inclui renúncias e mais sacrifícios.
“Por fim, ao Rio Grande do Sul, cujo as cores gloriosas estão representadas naquela bandeira, entrego o sentido da minha vida e o juramento da minha lealdade como governador de todos os gaúchos”, concluiu.
Quem é Ranolfo Vieira Júnior
Eleito vice-governador ao lado de Eduardo Leite em 2018, o delegado Ranolfo Vieira Júnior, de 55 anos, é funcionário público há 36 anos e delegado da Polícia Civil desde 1998.
Ranolfo assumiu a pasta da Segurança Pública em janeiro de 2019. Um mês depois, lançou o RS Seguro, programa dividido em quatro eixos para combater a violência no Estado.