A Secretaria de Planejamento de Lajeado finalizou um minucioso estudo sobre a Rua Júlio de Castilhos, a mais valorizada via pública da cidade. A avaliação foi realizada por meio de um formulário virtual preenchido por 334 pessoas, e visa requalificar o principal centro comercial do Vale do Taquari. Entre as conclusões da análise, a necessidade de mais vegetação para sombreamento; melhorias na iluminação pública e cabeamento subterrâneo; reformas e alargamentos nas calçadas; redução nas vagas de estacionamento e instalação de parklets; instalação de ciclovias; e uma melhor qualidade visual da rua.
É um trabalho inédito, capitaneado pelo Secretário da Seplan, Giancarlo Bervian. O estudo apresenta informações curiosas. De acordo com as respostas, a maioria das pessoas se dirige até a Rua Júlio de Castilhos para realizar compras. Outro dado interessante mostra que 93% dos entrevistados são contra a instalação de novos semáforos, e 81% são contra novos “quebra-molas”. O estudo também entrevistou comerciantes.
Segundo eles, cerca de 60% dos estabelecimentos recebe entre 50 e 200 clientes por dia, e possui uma média de 10 funcionários. E, entre todo esse público, a imensa maioria se desloca de carro até o centro.
Tabuleiro político em aberto
A segunda pesquisa divulgada pelo Grupo A Hora, e publicada nas páginas 6 e 7, apresenta uma prévia do que está por vir neste aguardado ano eleitoral. E o resultado é instigante. O diagnóstico apresentado pelo Instituto Methodus demonstra que, de forma espontânea, a maioria dos eleitores regionais (83,7% dos entrevistados) não sabe em quem votar para deputado estadual. Um índice muito semelhante (82,4%) foi verificado para o posto de deputado estadual. Ou seja, ainda tem muita água para rolar até outubro. E quem saiu na frente na pré-campanha ou já ocupou os referidos cargos já saiu em vantagem.
No alto escalão do RS
O futuro governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) participou do programa Frente e Verso de ontem. Entre os assuntos, ele destacou a nova formatação do secretariado. Segundo ele, ao menos 10 secretários estaduais deixam o cargo nos próximos dias em função do calendário eleitoral. Eles devem concorrer a cargos eletivos. E, diante das inevitáveis mudanças, o MDB do Vale do Taquari poderá abocanhar uma das mais estratégicas secretarias. Aguardemos!