Na reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGI) de Lajeado, que ocorreu nesta quarta-feira (30), autoridades de segurança pública enalteceram o fato de Lajeado ter registrado o menor índice de homicídios dolosos na cidade nos últimos 20 anos. A redução é atribuída ao trabalho integrado das entidades na prevenção e combate a violência.
Pelo levantamento da secretaria de Segurança Pública de Lajeado no programa Pacto Pela Paz, foram sete homicídios dolosos em 2021, nove a menos do que no ano anterior e mais distante ainda que em 2014, quando 30 mortes deste tipo foram contabilizadas. Neste ano ocorreram quatro homicídios no levantamento da secretaria municipal lajeadense.
Delegado de polícia na região desde outubro 2018, Márcio Moreno, entende que os números ainda são expressivos e que o ideal é ter uma taxa de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes. Moreno aponta que em 2021 ocorreram ainda três feminicídios e um crime onde o autor é um menor infrator. “A grande conquista é que diminuiu drasticamente os crimes de homicídio cometidos por facções criminosas, pelo crime organizado”, avalia.

Foto: Reprodução
Outros crimes
Com relação as tentativas de homicídio, no ano passado foram 18 casos. Em 2020 haviam sido 11, mas em 2019 ocorreram 27 ocorrências deste tipo. Os bairros: Santo Antônio (13), centro (9) e Conservas (8) concentram a maioria das situações. O relatório ainda reúne as ocorrências de roubo de veículos, furtos além de violência contra mulher e tráfico de drogas. De acordo com o delegado Moreno, preocupa o número de investidas contra estabelecimentos comerciais na cidade. A polícia investiga a participação de um grupo especializado de criminosos da região metropolitana.
A reunião desta quarta-feira teve a participação de diversas autoridades da área de segurança pública de Lajeado. O encontro foi organizado pelo Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli.
Confira a entrevista na íntegra: