O prefeito de Taquari, André Brito (PDT), confirmou ontem o veto à proposta do parlamento que proíbe a instalação de aterro sanitário, ou similar, e ainda o recebimento e o destinação de resíduos domiciliares, públicos, urbanos e rejeitos de qualquer natureza no município. Ele foi até a Câmara de Vereadores para declarar o posicionamento aos legisladores.
Entre as razões para o veto, o gestor cita que a matéria conflita com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Além do veto, ele apresentou um projeto de lei que define regras e critérios mais técnicos para a instalação e operação de aterros na cidade, com destaque para o distanciamento de 500 metros de núcleos populacionais e 200 metros de corpos hídricos.
Dobradinha
A foto chamou a atenção do eleitorado de Encantado. Publicada nas redes sociais de Andressa de Souza (MDB), a imagem mostra a vereadora ao lado do colega vereador, Marino Deves (PP). Nas esquinas democráticas da principal cidade da região alta do Vale do Taquari, o comentário é que ambos podem formar uma inédita dobradinha para o pleito de 2024. Mas, para isso ocorrer, alguns velhos caciques teriam que abrir mão dos inevitáveis anseios. E isso é quase uma utopia.
• Na sessão plenária de ontem, o vereador Carlos Ranzi (MDB) reclamou da cobertura da assessoria de imprensa da Câmara de Lajeado. Segundo ele, as imagens das matérias estariam privilegiando alguns poucos parlamentares. Entre esses, os membros da Mesa Diretora.
• Ranzi fala com propriedade. O parlamentar do MDB sempre prezou pela transparência no plenário. Foi durante a gestão dele na presidência da casa que iniciou, por exemplo, as transmissões por vídeo das sessões plenárias.
• O presidente da CCR ViaSul foi convidado para uma reunião na sede da Acil. O encontro deve ocorrer na sexta-feira. Na pauta, o projeto de ampliação da pista entre Lajeado e Estrela e as alças de acesso à Rua Bento Rosa.
• Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) trouxe à tona um projeto de lei que gera debates nacionais: a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social.
• Presidente da Amturvales, Leandro Arenhart foi empossado Diretor da Câmara Técnica que coordenará os projetos de cicloturismo em todo o Estado, conforme reunião idealizada pela Secretaria Estadual de Turismo, que ocorreu na segunda-feira, no Sesc, em Porto Alegre.
• O advogado Ronaldo José Eckhardt toma posse hoje como o novo presidente da OAB de Lajeado. O evento ocorre às 19h30min, na Univates. Presidente estadual da entidade, Leonardo Lamachia é aguardado para prestigiar a solenidade.
• Pré-candidato a deputado federal pela União Brasil, Enio Bacci deixa hoje a direção do Detran/RS.