Mutirão de limpeza para combater a propagação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, ocorre a partir das 8h e vai até as 11h, no bairro Imigrantes. A diligência iria ocorrer no sábado, 19, mas foi adiada devido à chuva.
A iniciativa da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, com participação da Secretaria de Infraestrutura Urbana, espera promover a limpeza de terrenos baldios e pátios com possíveis focos do mosquito. O trabalho deve contar com a colaboração dos moradores.
A equipe visitará lares e promover a limpeza de pátios de casas, ruas e terrenos baldios. O mutirão também tem papel educativo com orientações quanto a descuidos e hábitos que possam provocar o surgimento de focos do mosquito.
O acesso às propriedades particulares devem ter a permissão dos moradores.
Outras iniciativas
A comunidade do bairro Imigrante deixou, na sexta-feira passada, 18, véspera da primeira data agendada para o mutirão, a materiais separados nas calçadas para serem recolhidos. O governo pede que essa limpeza prévia se repita.
Em maio de 2021, outro mutirão foi feito no bairro Moinhos, escolhido na ocasião por ser a área que mais registrava casos de pessoas contaminadas pelo vírus, e local onde oram encontrados mais focos com larvas do mosquito em visitas prévias das equipes de vigilância.
O secretário de Saúde do município, Celso Kaplan, pede a adesão da comunidade. “As equipes da Secretaria de Infraestrutura, nossa parceira nessa ação, irá recolher materiais separados pelos moradores”, explica. “E quem estiver em seu lar que permita o acesso de nossas equipes aos pátios e recebam as orientações dos profissionais envolvidos”, acrescenta.
Ainda de acordo com o secretário, os envolvidos na organização do mutirão e o comitê municipal formado na semana passada, com representantes de bairros e líderes comunitários, já planejam uma ação semelhante nos dias seguintes. A princípio a próxima será realizada no bairro das Indústrias.