Com aumento de casos de dengue, equipes reforçam aplicação de inseticida em Arroio do Meio

Saúde

Com aumento de casos de dengue, equipes reforçam aplicação de inseticida em Arroio do Meio

Testagem foi ampliada para acelerar diagnósticos da doença. Ações semanais são efetuadas nos bairros com maior incidência

Com aumento de casos de dengue, equipes reforçam aplicação de inseticida em Arroio do Meio
Município Intensificou ações e campanhas de limpeza nos bairros com maior incidência de casos

As contaminações por dengue atingem pelo menos oito bairros de Arroio do Meio. Até o momento, são 96 casos confirmados no Navegantes, Centro, Bela Vista, Barra da Forqueta, São Caetano, Aimoré, São José e Medianeira.

Com o aumento de casos e procura por testes, o município intensifica ações de desinsetização nos bairros com maior incidência. Em uma parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o município se utiliza de um veículo adaptado para a aplicação do inseticida. A última ação ocorreu na segunda-feira (22).

Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, o número de casos foi confirmado por testes da rede pública e particular. O município firmou convênio com empresas locais para acelerar a testagem, o diagnóstico e assim evitar filas no sistema de saúde, que atende outras demandas.

A secretaria contatou imobiliárias para intervenção em casas desocupadas e a notificação de proprietários com terrenos baldios, pois entende que 80% dos casos e focos estão em áreas privadas.

Kasper reforça ainda a necessidade de uma ação semanal para que a população evite a propagação das larvas do mosquito, freando a transmissão da doença. “É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas e qualquer recipiente que possa acumular água”, diz.

Mutirões nos bairros não estão descartados. Dois deles já foram realizados no Navegantes e Bela Vista com e desinsetização, recolhimento de entulhos e de demais objetos depositados nas residências que possam acumular água parada.

Conforme o Executivo, ações de combate ao mosquito ocorrem ao longo do ano por meio do trabalho das agentes de saúde e epidemiológicos. A cada quinzena, foi efetuado o monitoramento das larvas do mosquito em 30 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, floriculturas e postos de lavagem.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais