Uma experiência que muitos idealizam e poucos realizam é a de colher o próprio alimento. Porém, a unidade do Supermercado Languiru, no Shopping Lajeado, inova e proporciona aos consumidores essa possibilidade. Isso acontece por meio de sua Horta Vertical, posicionada no setor de Frutas e Hortaliças, que, além de resolver a questão de espaço, entrega aos clientes produtos de excelente qualidade.
Segundo o engenheiro agrônomo Uiliam Porsche, a Horta Vertical reproduz a ciência da hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, mas com uma solução nutritiva que fornece tudo que os vegetais precisam. “O objetivo é entregar o produto mais fresco possível e também proporcionar a experiência única de, literalmente, colher o que vai chegar até a mesa”, explica.
Além disso, todos os itens da Horta Vertical e demais produtos do setor estão de acordo com o projeto de rastreabilidade da Languiru. Na esteira da exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o protocolo inicia nas propriedades produtoras de frutas e hortaliças e tem sequência dentro dos supermercados.
“O principal objetivo é fornecer produtos seguros aos consumidores. Por isso, as equipes fazem o controle dos lotes comprados, garantindo que os produtos cheguem com as informações necessárias na etiqueta, que sempre fica disponível aos consumidores, junto ao produto na gôndola”, conta Porsche.
O projeto de rastreabilidade propõe que, em breve, um QR Code seja disponibilizado em cada etiqueta para que o consumidor tenha acesso às informações do processo produtivo, como, por exemplo, o nome e a localidade do produtor, dados sobre o sistema de produção e imagens da propriedade.
Rastreabilidade dos produtos Languiru
- O Projeto está em andamento desde 2019 e atende exigência do MAPA em conjunto com a Anvisa;
- Permite acompanhar o processo de antes e depois;
- Garante uma cultura protegida, limpa, com controle ambiental;
- Zela por produtos ecológica e biologicamente corretos;
- Os produtos são identificados e o consumidor pode conhecer detalhes sobre os itens;
- Em breve, será possível acompanhar a história dos produtores por trás de cada item.
Cada produto, uma história
Em novembro de 2021, Keli e Marcelo Sulzbach decidiram investir e cultivar em casa, na localidade de Novo Paraíso, em Estrela, algumas variedades de tomates. Além de permitir aos consumidores conhecer a família, que conta também com a pequena Natália, de dois anos, o projeto de rastreabilidade colabora diretamente com todo o processo produtivo.
Desenvolvido a partir da técnica de cultivo em slabs – sacos que, quando cheios, ficam com 30 cm de diâmetro -, o modelo de produção dá à planta apenas o que ela precisa, economiza água e reaproveita todo o substrato. “Nossa estufa conta com três etapas de idade: plantadas em dezembro, no início de fevereiro e a última em 6 de março. Na próxima semana começa a colheita”, explica Keli. O resultado poderá ser conferido nos Supermercados Languiru.