O gênero do terror é um dos mais diversos e profundos que existe. Ele serve como dispositivo narrativo para se falar sobre qualquer coisa. Afinal, o que é mais profundamente humano do que o medo? E “Master”, novo filme da Amazon Prime Video, é uma dessas histórias que assusta e esconde metáforas ricas sobre a sociedade – algo bem comum nesse novo subgênero chamado “horror social”.
Na trama, três mulheres negras lutam para encontrar seu lugar em uma prestigiada universidade da Nova Inglaterra, que através de seu histórico elitismo parece esconder algo sinistro. A protagonista é a professora Gail Bishop (vivida pela brilhante Regina Hall), que foi recentemente promovida a mestre de um alojamento, a primeira vez na fictícia Universidade Ancaster em que uma mulher negra recebe essa função.
Conforme Gail tenta manter a ordem e cumprir suas missões como mestra, rachaduras começam a surgir na antes imaculada fachada de Ancaster. Após uma carreira lutando para entrar no círculo interno da universidade, ela é confrontada com a horrível noção do que está abaixo, passando a se perguntar não o quê é assombrado, mas quem.
A trama envolve um debate intenso sobre elitismo, racismo, misoginia e, claro, o terror acadêmico. Afinal, é só perguntar por aí, poucas coisas são tão traumáticas quanto a experiência de um mestrado. “Master” é um filme excelente e provocador.
Você pode assistí-lo na Amazon Prime Video. Assista ao trailer:
Você pode conferir o Na Sua Tela de segunda a sexta-feira, sempre às 13h45 e 17h45 na programação da Rádio A Hora 102.9.
Ouça a edição desta terça-feira (22):