Marca de chocolates tradicional da cidade de Gramado, a Caracol se preparou para a Páscoa de 2022 com a abertura de 15 unidades entre lojas próprias e franquias. Adquirida em 2019 pela Florestal Alimentos, a Caracol iniciou processo de expansão em agosto do ano passado, por meio de parcerias com empreendedores de todo o país.
Ainda em 2021, foram inauguradas lojas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. Em janeiro desse ano iniciaram as operações no bairro Tatuapé, na Capital de São Paulo, e em Salvador, na Bahia. Entre março e abril, serão abertas unidades em Lages, Xanxerê e Itapema (Santa Catarina), São Roque (São Paulo), Fortaleza (Ceará) e João Pessoa (Paraíba).
A estratégia de expansão está baseada na proposta de oferecer a experiência da Serra Gaúcha em todo o Brasil. As lojas têm os elementos lúdicos que tornaram a Caracol uma atração turística, como personagens em escala ampliada, cores e mobiliários temáticos – além do chocolate artesanal da marca.
Inflação dos alimentos supera IPCA
Estudo desenvolvido pela PUC-PR mostra em números o que os consumidores já desconfiavam na hora de fazer as compras do mês. Nos últimos 12 meses, a inflação dos alimentos na cesta básica chegou a 12,67%, valor acima do índice IPCA, que sofreu avanço de 10,54% no período. Só em fevereiro, a cesta básica sofreu elevação de 2,02%, o dobro do IPCA para o mês. Entre as maiores altas no último ano estão o café (61%) e o açúcar (36%).
O cenário ficou ainda mais difícil com a guerra no Leste Europeu. Pesquisa da startup Varejo 360, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra que a farinha de trigo ficou, em média, 4,46% mais cara entre os dias 1º E 12 de março na comparação com o mesmo período de fevereiro. O preço do macarrão com ovos subiu 4,24%, o de biscoitos, 2,62% e o do óleo de soja, 5,79%. Entre os dias 15 de fevereiro e 17 de março, o preço da tonelada de trigo subiu quase 20% no Rio Grande do Sul de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).