Pré-candidata a deputada estadual, a delegada aposentada Márcia Scherer (MDB) já morou em Arroio do Meio, Estrela e Lajeado. A última cidade foi uma escolha da emedebista às vésperas do pleito de 2016. Seis anos e duas eleições municipais depois, ela pode voltar para a margem estrelense do Rio Taquari. É isso que consta em um comunicado de uma imobiliária da cidade, que solicita a desocupação da casa alugada por ela para um grupo de empreendedores. No documento, a proprietária solicita o imóvel em até 30 dias. No local, funciona um pub e um espaço de coworking.
Zona livre de agrotóxicos
O vereador Sérgio Kniphoff (PT) protocolou ontem o projeto de lei que institui uma “zona livre de agrotóxicos” em Lajeado. A proposta não especifica o local, e sugere um prazo de 15 anos para a implementação da medida em “áreas do município que contemplem imóveis rurais”, além de proibir a aplicação dos defensivos agrícolas por meio de aeronaves.
Mais valor à Erva-Mate
O Vale do Taquari é um dos principais polos de produção da erva-mate em todo o Mercosul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as cidades de Ilópolis e Arvorezinha respondem por 50% de toda a produção estadual. Não por menos, o município de Ilópolis (que carrega no nome a denominação científica da planta) vai receber um Centro Tecnológico da Erva-Mate (foto) junto ao Parque do Ibama. E as inovações não param por aí.
Além do CTE, que receberá recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, os agentes do Instituto Nacional da Erva-Mate (Ibramate) criaram um Grupo de Trabalho para acompanhar o processo de “patrimonialização da Erva-mate”. Em suma, a proposta é transformar a planta em um patrimônio histórico e cultural do Estado junto ao Iphae. Além disso, o grupo projeta uma participação no evento South Summit 2022, que ocorre em maio, em Porto Alegre.