Uma comitiva da região alta passou três semanas no sul do Minas Gerais para conhecer as práticas de manejo em cafezais e como é possível adaptá-las no cultivo da erva-mate. Para falar da “Expedição Erva-Mate”, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, recebeu o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi, e o presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate da Região Alta do Vale do Taquari, Clóvis Roman.
Segundo Rovadoschi, além de ampliar os conhecimentos, a viagem serviu para sinalizar os caminhos para o futuro dos ervais. Uma das preocupações locais é garantir a continuidade da cultura. Apenas em Ilópolis, são mais de 700 propriedades. Roman, por sua vez, trouxe dados sobre a importância do produto para a região, que concentra cerca de 60% da produção estadual.
Roman também destacou a presença da entidade no evento South Summit, previsto para maio em Porto Alegre, bem como uma série de medidas voltadas ao reforço da importância da erva-mate, tais como torná-la patrimônio histórico gaúcho.
Ouça a entrevista na íntegra