Feitas de diferentes tipos de metal, a designer de moda Mariana Tostes desenvolve joias criativas de modo artesanal. Em formato de balanço, e até mesmo cadeira, as peças são únicas e contam histórias exclusivas.
Formada em 2019, Mariana trabalhava como figurinista e produtora de moda freelancer e, por conta do trabalho, já tinha contato com alguns joalheiros autorais. Assim que terminou os estudos, a curiosidade em conhecer esse processo de desenvolver joias fez a lajeadense se interessar pelo trabalho manual.
O plano inicial era conciliar o emprego com as aulas na escola de joalheria. Mas, por falta de turma e pelo início da pandemia, o projeto teve que esperar. Até que, em junho de 2020, Mariana conheceu o joalheiro lajeadense Claudinei Rempel.
“Entrei em contato e perguntei se ele poderia me dar aulas na oficina dele. Desde então, estudo e trabalho nessa oficina, aplicando meus conhecimentos adquiridos na faculdade e meus interesses pessoais em processos artesanais, artes visuais e joalheria contemporânea”. Em fevereiro de 2021, ela inaugurou a marca independente Reviravolta.
Mãos à obra
Hoje, a principal demanda de Mariana são projetos sob encomenda. Os anéis são os mais pedidos. Mas ela também faz brincos, pulseiras, colares, pingentes, broches e tornozeleiras.
Além disso, desenvolve peças autorais em pequenas coleções. O próximo lançamento será no início de abril, com cinco peças inspiradas em obras de arte famosas, escolhidas em conjunto com os seguidores do Instagram @re.vi.ra.vol.ta.
No ano passado, a designer lançou joias inspiradas nas obras de Lygia Clarck e Tarsila do Amaral, e desenvolveu a coleção “Fogo no Parquinho”, com a réplica de brinquedos encontrados em praças públicas, como uma gangorra ou escorregador. Além dos lançamentos exclusivos, no entanto, ela quer produzir uma coleção básica de jóias Reviravolta replicáveis e disponíveis sob encomenda.
Em prata e ouro
O processo de produção de Mariana é intuitivo. “Muitas vezes começo a desenvolver uma peça sem pensar em como será o resultado final. Gosto da liberdade que o metal me dá para explorar sua versatilidade no meio da execução”, conta. Fundir, laminar o material, desenvolver formas, soldar, limar, lixar e polir são tarefas cotidianas para ela. E o orçamento pode variar conforme a dificuldade de cada produção.
As coleções exclusivas são produzidas em prata 950. Já para as encomendas, o metal escolhido fica a critério do cliente. Em geral, são utilizados a prata 950, ouro 18k, amarelo ou branco, ou ouro 10k.
A designer também trabalha com restauros, e pode dar uma cara nova à joias antigas. As encomendas podem ser feitas pelo Instagram, WhatsApp e e-mail. Quem quiser também pode agendar um encontro de forma presencial para discutir o projeto e conhecer as peças disponíveis a pronta entrega.