Os usuários de ônibus em Teutônia receberam uma novidade nesta semana. A empresa Stadtbus, responsável pelo transporte coletivo, firmou parceria com a Mobilibus, desenvolvedora do aplicativo Bus2, que oferece informações sobre as linhas que operam no município.
A tecnologia disponibiliza dados dos itinerários, paradas e previsão de chegadas e saídas dos ônibus. Usuários de sistemas operacionais Android e iOS podem baixar o aplicativo nas respectivas lojas, de forma gratuita, além de uma versão para navegadores no formato de site – em bus2.mobilibus.com.br/rs/teutonia/.
A interface do aplicativo mostra um mapa do município com todas as paradas no trajeto das linhas. No caso de Teutônia, da única linha circular, entre os bairros Canabarro e Teutônia – são seis rotas diferentes, com variações pontuais. Além disso, há detalhes sobre a estimativa de horário para a passagem do ônibus em cada ponto.
O município prepara, para os próximos meses, a instalação de painéis interativos nos pontos de ônibus, com os horários de passagem das linhas, a exemplo do que ocorre no aplicativo. Um QR code também estará disponível no mural, direcionando para um site com as informações. No futuro, a prestadora do serviço prevê a retirada das informações por escrito, mantendo apenas o código.
O aplicativo oferece a possibilidade de verificação do deslocamento dos veículos em tempo real. No entanto, é preciso que os carros estejam equipados com GPS. O supervisor operacional da Stadtbus, Paulo Welp, projeta que a implementação ocorra até o ano que vem. “Se a situação econômica melhorar, pode ocorrer ainda neste ano”, indica.
No Brasil e no exterior
Teutônia é o terceiro município da região a ter a operação do transporte público incluída no Bus2. Antes, Lajeado e Estrela já disponibilizavam informações sobre as linhas de ônibus no aplicativo. Cidades de todas as regiões do Brasil e do Chile também utilizam a plataforma para orientar os usuários.
Subsídio para manter linhas
Nas seis variações da linha circular do município, ativas de segunda a sábado, circulam em média 12 mil pessoas por mês. A tarifa atual é de R$ 4,50, com o último reajuste ocorrido em novembro de 2021. A administração concede até maio deste ano um subsídio de R$ 9 mil para custeio de parte das despesas da empresa operadora do serviço.