O clássico Gre-Nal 436 abre as semifinais do Campeonato Gaúcho. Em um ano atípico, que terá apenas três confrontos entre as duas equipes, o jogo vale a vantagem na busca pela final do Gauchão. A bola rola no Estádio Beira-Rio, no sábado, às 16h30min.
Esta será a sexta vez nos últimos dez anos que o campeonato estadual não terá o Gre-Nal na decisão. De 2014 para cá, apenas quatro vezes as duas equipes se enfrentaram na final. O Grêmio luta pela hegemonia recente, uma vez que é o atual tetracampeão. Enquanto isso, o Colorado não vence o título desde 2016.
Depois de um longo período sem vencer o rival, o Colorado chega para o confronto invicto nas últimas quatro partidas e acredita no retrospecto recente para avançar. Nas duas últimas vezes que jogaram no Beira-Rio, duas vitórias do Inter por 1 a 0.
Os “homens Gre-Nal”
A partida terá um embate que deve ocorrer com frequência e que coloca frente a frente os jogadores com melhor retrospecto atual no clássico: Taison x Pedro Geromel.
O capitão colorado chega para o seu 15º clássico com apenas uma derrota. Foram nove triunfos e quatro empates. Aproveitamento de 74%. Do outro lado, o capitão gremista tem 23 clássicos no currículo: 8 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. Aproveitamento de 50%.
HISTÓRICO
- 435 jogos
- 159 vitórias do Inter
- 138 vitórias do Grêmio
- 138 empates
- 592 gols do Inter
- 562 gols do Grêmio
Sem dúvidas no Colorado
Classificado com a terceira melhor campanha, o Internacional joga em casa a primeira partida e se ampara na melhor atuação que teve no ano, o último clássico, para vencer novamente o rival. Em campo, o técnico Alexander Medina dificilmente apresentará surpresas.
Como perdeu Moisés por lesão, Paulo Victor deve ser o lateral-esquerdo titular. Kaique Rocha permanece como dupla de zaga de Victor Cuesta e o meio-campo deve ter Gabriel e Liziero como dupla de volantes. Na frente, David deve ser novamente o homem de referência.
Incógnitas no Grêmio
Depois de perder o primeiro Gre-Nal do ano, o técnico Roger Machado terá retornos importantes para o jogo deste sábado. Os principais estão no ataque: Ferreira e Diego Souza. Os dois atletas estão recuperados de lesão, treinaram durante a semana e devem aparecer no time titular.
Na defesa, o técnico deverá ter mais uma vez o zagueiro Rodrigues improvisado na lateral-direita. As dúvidas aparecem no meio-campo.
Villasanti ganhou a posição e será o primeiro volante. Ao seu lado, Lucas Silva disputa posição com Gabriel Silva. Mais para a frente, Campaz deve ser titular em detrimento de Janderson. Bitello completa o time.
Expectativa de público
A casa colorada provavelmente estará cheia para a partida. Até a tarde de sexta-feira, 30 mil ingressos já haviam sido vendidos. Para o jogo, o Inter faz uma promoção especial alusiva ao mês da mulher. A aquisição online dos ingressos pode ser feita até o horário da partida no site do Inter ou na bilheteria do Gigantinho.
Semifinais
Sábado
16h30min
Internacional x Grêmio
Domingo
20h30min
Brasil x Ypiranga