MDB do Vale na cúpula do Estado?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

MDB do Vale na cúpula do Estado?

Um membro do MDB regional está muito próximo de figurar no alto escalão do governador Eduardo Leite. Ele é cotado para assumir uma secretaria estadual. O convite partiu do Governo Estadual na semana passada e as negociações estão bem avançadas entre as partes. A definição pode ocorrer nos próximos dias e, se confirmada, deve impactar diretamente nas ambições eleitorais de alguns postulantes do partido à assembleia gaúcha. Aguardemos!


#QueroRomildo

A campanha pela pré-candidatura a governador de Romildo Bolzan Júnior chegou ao Vale do Taquari. O presidente do Grêmio FBPA não quer concorrer, segundo informações do próprio dirigente. Entretanto, correligionários e líderes do PDT no Estado iniciaram ao movimento #QueroRomildo nas redes sociais. Entre eles, o pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto.


Adeus ao Rei Momo

O fato ganhou pouca repercussão. Mas, nunca é tarde para homenagens. No domingo, morreu Felipe Huffner, um lajeadense que estava radicado na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Felipe é filho do ex-prefeito de Lajeado, Alípio Huffner, e ganhou notoriedade na década de 70, quando representou com entusiasmo a figura do Rei Momo da cidade.


Rotatividade

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT) está com um novo comandante. O Coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves estava em Porto Alegre, onde trabalhava na Justiça Militar do Estado (JME), e assumiu o posto do Coronel João Ailton Iaruchewski, que ficou apenas oito meses na região e agora assumiu o comando do CRPO do Vale dos Sinos. O antecessor de Iaruchewski ficou pouco menos de meio ano no posto.


GAECO em Arroio do Meio

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público encaminhou ofício ao Governo de Arroio do Meio. Os investigadores solicitam “cópia integral de todos os procedimentos licitatórios vencidos pela empresa Mantomac, no ano de 2010, bem como de cópia integral da documentação relativa aos pagamentos”. A questão visa instruir um “procedimento criminal”. Os detalhes da ação coordenada pelo promotor Felipe Lisboa Barcelos tramitam em sigilo no MP/RS. E a empresa que atua no fornecimento de peças de reposição para máquinas pesadas também é investigada em outras cidades do RS e SC.


Foros digitais

O fim do processo físico e a entrada na era digital é um marco na Justiça Gaúcha que ocorre de forma gradual. Hoje, os atos judiciais já ingressam por meio do sistema eletrônico, o e-proc, onde também tramitam mais da metade dos processos ativos. E, ainda em 2022, todo acervo judicial será convertido para o meio eletrônico. É nesse contexto que surgem os primeiros Foros Digitais. Três prédios do Poder Judiciário gaúcho já operam a partir dessa nova concepção, nas Comarcas de Caçapava do Sul, Barra do Ribeiro e Gaurama. Prédios mais antigos também podem ser readequados. Alguns já estão na fila. E, por ora, não há previsão para as comarcas do Vale do Taquari.

• O PP de Forquetinha está agitado. E um novo nome para concorrer a prefeito deve surgir na mídia nos próximos dias. Além disso, a presidente da Câmara de Vereadores, Clarice Groders, segue muito bem cotada para concorrer ao cargo de vice-prefeita em 2024.

• Ex-presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB) participou da comitiva que visitou a cidade de Dubai. E, entre as propostas de inovações, ele sugere a criação de uma feira genuinamente regional, promovida pela associação dos prefeitos. A sugestão foi apresentada na sexta-feira, durante reunião da Amvat em Estrela.

• Funcionários da unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado estão novamente com salários atrasados. Por sua vez, o Governo do Estado informa que aguarda a regularização da empresa terceirizada responsável pelo pagamento. No caso, a Sul Matter. A previsão é regularizar a situação no início da semana.

• A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a FIERGS lançaram uma ação social para arrecadar alimentos. É a campanha “Parada solidária”, que recolherá produtos nas 12 praças instaladas no estado. os alimentos serão doados para comunidades carentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais