A utilização em massa dos smartphones é uma realidade que não mudará, apenas será aperfeiçoada. Prova disso é a chegada da tecnologia 5G no Brasil. Diferente do 4G, o novo recurso proporcionará uma maior velocidade de transferência de dados e uma redução significativa do tempo de espera. E a FB Net, maior e melhor provedora de internet do Vale do Taquari e do Rio Pardo, explica como isso vai impactar o cotidiano da região.
Segundo Junior Bohn, nome à frente da empresa, ainda vai levar um tempo para a tecnologia estar à disposição nos Vales. Até porque a previsão da Anatel é que em julho de 2022 o 5G esteja em operação nas capitais brasileiras e até julho de 2029 esteja em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes. Contudo, a FB Net investe cada dia mais para que o recurso seja usado com todo seu potencial quando estiver plenamente à disposição.
“O principal problema no Brasil está relacionado à cobertura de sinal e isso só vai ser resolvido com a implantação de um número cada vez maior de estações de transmissão. No momento, as operadoras estão utilizando a estrutura atual e apenas adicionando o 5G”, analisa.
Transição de tecnologia
A lógica de investimentos para qualificação do serviço prestado é algo inerente à FB Net. Tanto é que há uma rede de trabalho preventivo para evitar qualquer instabilidade aos clientes, com manutenções e atualização de equipamentos. Além disso, o próximo passo é proporcionar aos assinantes que possuem modelos via rádio, por exemplo, uma transição plena para a fibra óptica.
Hoje, na região, cerca de 20% dos usuários contam com a tecnologia de internet via rádio. Isso acontece porque tratam-se de áreas em que a fibra óptica ainda não havia chegado. Porém, em 2021, um pesado investimento foi realizado pela empresa para ampliar a área de cobertura e garantir que todos pudessem ter acesso aos novos recursos. “Alguns destes assinantes estão conosco há mais de dez anos. Nossa meta é que até o final de 2023 não haja mais nenhum cliente com tecnologia de rádio”, explica Bohn.
Internet via rádio x Internet por fibra óptica:
Quais as diferenças?
Internet via rádio:
– A principal vantagem é a maior cobertura;
– Rápida instalação e implantação de estrutura;
– Permite chegar em locais remotos.
Internet por fibra óptica:
– Altas velocidades;
– Imune a interferência eletromagnéticas;
– Muito estável;
– Delay muito mais baixo se comparado a outras tecnologias.
FB Net e o 5G
Em 2021, a FB Net participou do leilão que definiu as operadoras de serviço de internet 5G. A empresa foi uma das companhias dos Vales do Taquari e Rio Pardo a integrar um consórcio com mais de 400 provedores, que apresentaram juntos uma proposta de R$ 70 milhões para arrematar o lote referente aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em 2021, a FB Net investiu R$ 4 milhões para ampliar a área de cobertura.
No final do ano, a empresa adquiriu 300km de fibra óptica para serem implementados durante o primeiro semestre de 2022.
Até o fim de 2023, cerca de 50 torres de transmissão de internet via rádio serão desativadas, direcionando o serviço da FB Net para fibra óptica.
Tire suas dúvidas com a FB Net
WhatsApp: (51) 2183-0000
Instagram: @fbnet_
Facebook: @vafbnet
Site: fbnet.com.br
?Venâncio Aires
Rua Tiradentes, 255 – Centro
?Lajeado
Av. Sete de Setembro, 878 – Moinhos