“Vale do Taquari é um diamante bruto, pronto para ser lapidado”, afirma especialista

REUNIÃO DA AMVAT

“Vale do Taquari é um diamante bruto, pronto para ser lapidado”, afirma especialista

Aos prefeitos e secretários, empresário Bruno Omori apontou caminhos para ampliar a exploração do potencial turístico regional

“Vale do Taquari é um diamante bruto, pronto para ser lapidado”, afirma especialista
Empresário paulista, Bruno Omori palestrou durante o evento. Crédito: Carlos Eduardo Schneider
Estrela

O empresário paulista, Bruno Omori,  afirmou que o Vale do Taquari tem grande potencial turístico.  Ele foi um dos palestrantes da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) nesta sexta-feira (18),  no Estrela Palace Hotel.  Omori percorreu 20 dos 36 municípios da região e apresentou as suas impressões.

Conforme o gestor, o primeiro fator a ser considerado são os recursos naturais. “A região é limpa, hospitaleira, e, inclusive, muitas casas não possuem grades”, acrescentou. Outro ponto favorável é a complementaridade dos pontos turísticos. “A Amturvales está unindo o Vale e o turista pode percorrer todas as cidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso permanecer muitos dias em um só local”, ressaltou.

O turismo internacional registrou 1,5 bilhões de turistas pelo mundo em 2019 e menos de 200 milhões em 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O resultado em 2019 foi de US$ 1,8 trilhões. Omori é presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), gestor de Turismo e Hotelaria, além de palestrante internacional.

O Vale na palma da mão

O vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, anunciou a criação de um calendário, que poderá ser alimentado por todas as prefeituras da região. A entidade espera que assim o turista escolha o roteiro que melhor se adaptar. “A pergunta mais recorrente depois da visitação de um ponto é: ‘pra onde vamos agora?’.  Todas as atrações poderão ser acessadas por smartphones. .

Além disso, a Amturvales pretende incluir todos as cidades da região no banco de dados do Ministério do Turismo. “Proporcionalmente, seremos a região com mais cidades nessa lista. Isso facilita muito a captação de recursos”, disse Rossner.

Investimento em ideias externas

Mais cedo, o prefeito de Santa Clara, Paulo Kohlrausch, falou sobre a missão que viajou para Dubai. Kohlrausch reforçou a importância de os gestores conhecerem outras realidades, para trazerem idias à região. “É fundamental que os agentes de turismo, e gestores municipais participem de feiras no centro do país. Essas ideias novas podem ser implementadas no Vale do Taquari”, explicou.

Confira o vídeo de apresentação da temporada Outono-Inverno da Amturvales

Acompanhe
nossas
redes sociais