Uma nova orla para Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma nova orla para Lajeado

O governo de Lajeado segue em busca de novidades e inovações para a orla do Taquari, e também para o novo Parque Ney Arruda. Além de estruturas de sky glass sobre o rio, brinquedoteca e outros equipamentos para o turismo e o lazer, a ideia é transformar o nobre espaço em uma área destinada aos novos conhecimentos. Para tal, a proposta é instalar pequenos laboratórios de robótica e gastronomia, além de um museu e um pequeno auditório. Tudo devidamente acima da cota de inundação e em meio às arvores.

A proposta ainda é incipiente. Mas, as reuniões e projeções já estão bastante avançadas. O laboratório gastronômico (foodtech) deve oferecer cursos e oficinas para a produção de pães e outras iguarias artesanais. O projeto também prevê novos espaços para caminhantes e ciclistas, tudo em harmonia com o ambiente natural. O objetivo é consolidar o principal município do Vale do Taquari como um polo de inovação na América do Sul e provar que, de forma definitiva, os lajeadenses estão mudando a matriz econômica do município.


Heinze em pré-campanha

O Senador Luís Carlos Heinze (PP) está determinado a ser candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Ontem, em entrevista ao programa Frente e Verso (foto), ele foi taxativo ao negar qualquer possibilidade de assumir um ministério e reforçou, mais uma vez, que contará com o apoio de Jair Bolsonaro. Mesmo com a proximidade entre o presidente da república e outro pré-candidato ao Piratini, o Ministro do Trabalho e da Previdência, Onix Lorenzoni.

“Minha melhor função é executar. Posso ajudar o Rio Grande do Sul com a experiência de quem sabe fazer e resolver”, afirmou. Aliás, Heinze chegou ao estúdio acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, o vereador estrelense João Braun (PP).


Vinho e boa prosa

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB) não perde o trejeito de deputado. Ele deixou a assembleia em 2007, mas o perfil agregador segue com o experiente político. Na noite de quarta-feira, ele reuniu prefeitos e membros da Amturvales para um jantar em casa, regado com boa gastronomia e bons vinhos. O encontro também serviu para apaziguar a relação com o prefeito de Encantado, Jonas Calvi. Ambos são do PTB. E recentemente eles proporcionaram momentos tensos em função do processo de concessão das rodovias do Vale do Taquari.


• A passagem do Senador Heinze pelas cidades de Estrela, Lajeado e Teutônia enfim mobilizou líderes e correligionários de diferentes cidades em prol de um mesmo objetivo. Ao menos nisso, o PP regional acertou.
• Heinze já definiu a dobradinha para concorrer ao cargo de governador. E tudo indica que ele escolherá a vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino (PTB). Casada com o deputado estadual Elizandro Sabino (PTB), ela deve ser a candidata ao cargo de vice-governadora.
• Em Lajeado, o prefeito assinou um decreto para delegar ao Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, nos casos de ausência do chefe do Executivo e nas situações urgentes, a competência de autorizar despesas relacionadas à folha de pagamento, encargos, vale-alimentação, rescisões, exonerações, admissão e desligamento de estagiários e assinatura de cheques para pagamento de diárias e restituições a estagiários, servidores e conselheiros municipais.
• O governo de Lajeado também delegou ao Procurador-Geral do Município a competência para autorizar pedidos de compras de materiais e de serviços, de diárias, de adiantamentos e seus respectivos empenhos, tudo até o limite de R$ 8 mil.
• A ex-delegada Márcia Scherer (MDB) não quer abrir mão da pré-candidatura. E o tabuleiro está longe de uma definição.
• A pequena cidade de Colinas comemora 30 anos de emancipação e a cada dia se consolida como uma referência no turismo regional. E a iniciativa privada já percebeu tal vocação.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais