Empresa de biotecnologia residente no Tecnovates, a Syntalgae, foi contemplada no programa Catalisa ICT, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o governo Federal. A empresa receberá um incentivo de até R$ 150 mil durante um ano e participará de uma jornada de aceleração com qualificações em gestão, mentorias, acessos a serviços tecnológicos e networking com grandes empresas nacionais.
O Catalisa ICT foi desenvolvido para transformar o conhecimento gerado nas universidades do país em negócios inovadores. No total, 1164 projetos foram inscritos no projeto, dos quais 270 foram selecionados.
Startup que desenvolve produtos a base de microalgas, a Syltalgae tem se destacado em editais de aceleração. A empresa foi contemplada no primeiro programa de aceleração do Pro_Move Lajeado, no programa Doutor Empreendedor– desenvolvido por Fapergs e Sebrae –, e também fez parte do BATCH 2 do Vibee Unimed.
Em tempo
Hub de inovação da Unimed VTRP, o Vibee Unimed também merece destaque. Quatro startups que passaram por processo de aceleração no Vibee foram selecionadas para o Catalisa ICT. São elas Cor.Sync, integrante do Batch 1, Syntalgae, do Batch 2, além de Expector e RenovatioMed, do Batch 3. Um grande resultado para o Hub, que em menos de dois anos de existência se conectou com empresas de todo o Brasil, colaborando com o desenvolvimento do ambiente nacional de inovação em saúde.
• Posse de Graciela Black – Aclamada para presidir a Acil em assembleia realizada na noite de quarta-feira, 16, Graciela Black será empossada oficialmente na próxima sexta-feira, 25, em solenidade no Salão de Eventos da endidade. Graciela sucede Cristian Bergesch, que ficou no cargo de 2020 a 2022, e é a segunda mulher a assumir a presidência da Acil. A primeira foi Aline Eggers Bagatini, na gestão 2018/2020.
• Novas profissões – O Ministério do Trabalho e da Previdência incluiu 22 ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Entre as novas profissões reconhecidas pelo governo federal estão sommelier, skatista profissional, obstetriz e oficial de proteção de dados pessoais (DPO). O reconhecimento de uma ocupação pelo governo Federal ocorre após estudo das atividades e do perfil da categoria. Com a inclusão, o Brasil passa a ter 2.269 ocupações legalmente reconhecidas.