Startup do Vale selecionada em  programa federal

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Startup do Vale selecionada em programa federal

Empresa de biotecnologia residente no Tecnovates, a Syntalgae, foi contemplada no programa Catalisa ICT, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o governo Federal. A empresa receberá um incentivo de até R$ 150 mil durante um ano e participará de uma jornada de aceleração com qualificações em gestão, mentorias, acessos a serviços tecnológicos e networking com grandes empresas nacionais.

O Catalisa ICT foi desenvolvido para transformar o conhecimento gerado nas universidades do país em negócios inovadores. No total, 1164 projetos foram inscritos no projeto, dos quais 270 foram selecionados.

Startup que desenvolve produtos a base de microalgas, a Syltalgae tem se destacado em editais de aceleração. A empresa foi contemplada no primeiro programa de aceleração do Pro_Move Lajeado, no programa Doutor Empreendedor– desenvolvido por Fapergs e Sebrae –, e também fez parte do BATCH 2 do Vibee Unimed.

Em tempo

Hub de inovação da Unimed VTRP, o Vibee Unimed também merece destaque. Quatro startups que passaram por processo de aceleração no Vibee foram selecionadas para o Catalisa ICT. São elas Cor.Sync, integrante do Batch 1, Syntalgae, do Batch 2, além de Expector e RenovatioMed, do Batch 3. Um grande resultado para o Hub, que em menos de dois anos de existência se conectou com empresas de todo o Brasil, colaborando com o desenvolvimento do ambiente nacional de inovação em saúde.


• Posse de Graciela Black – Aclamada para presidir a Acil em assembleia realizada na noite de quarta-feira, 16, Graciela Black será empossada oficialmente na próxima sexta-feira, 25, em solenidade no Salão de Eventos da endidade. Graciela sucede Cristian Bergesch, que ficou no cargo de 2020 a 2022, e é a segunda mulher a assumir a presidência da Acil. A primeira foi Aline Eggers Bagatini, na gestão 2018/2020.

• Novas profissões – O Ministério do Trabalho e da Previdência incluiu 22 ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Entre as novas profissões reconhecidas pelo governo federal estão sommelier, skatista profissional, obstetriz e oficial de proteção de dados pessoais (DPO). O reconhecimento de uma ocupação pelo governo Federal ocorre após estudo das atividades e do perfil da categoria. Com a inclusão, o Brasil passa a ter 2.269 ocupações legalmente reconhecidas.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais