Os dilemas do PP

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Os dilemas do PP

A pré-candidatura de Gláucia Schumacher para deputada estadual segue agitando os bastidores da política regional. A decisão final da executiva municipal do PP de Lajeado pegou de surpresa o próprio prefeito, Marcelo Caumo, que ainda não havia se posicionado oficialmente sobre uma eventual desistência, já que ele era o mais cotado para tal posto. Não que ele estivesse alheio a tal possibilidade. Mas ele não participou do “decreto”.

Dito isso, surge uma inevitável incógnita: Caumo apoiará sua vice de dois mandatos ou vai fazer campanha para o amigo Douglas Sandri (NOVO), que acompanha o gestor lajeadense desde a campanha para a primeira vitória nas urnas? Para alguns, ele não deve “prejudicar toda a trajetória no PP em um voo solo”. Para outros, Caumo “não deve sucumbir ao interesse municipal do PP lajeadense” e seguir ao lado de Sandri. Aguardemos!


• Nunca é tarde para lembrar. Há alguns anos atrás, a cidade de Lajeado (e toda a região) perdeu a oportunidade de receber um novo e moderno presídio estadual próximo à ERS-130, quase na divisa entre os bairros Jardim do Cedro e Santo Antônio. Hoje, basta uma visita ao estabelecimento penal da cidade para entender o tamanho do prejuízo.
• O polêmico projeto de lei aprovado na câmara de Taquari não é uma novidade. Outras cidades também proibiram (ou tentaram proibir) a instalação de aterros privados e continuam a enviar toneladas de lixo para outros municípios. Entre os exemplos mais próximos, destaque para Viamão e Estância Velha. Uma medida que beneficia diretamente outros aterros privados.
• A ex-vereadora de Lajeado Mariela Portz já está com os dois pés fora do PSDB. E o novo destino de Eduardo Leite deve aflorar ainda mais o lado liberal da (ainda) tucana.
• O vereador estrelense João Braun será muito prejudicado pela decisão do PP de Lajeado de lançar um candidato. Entretanto, ele também não acertou com o PP de Lajeado antes de lançar a própria pré-candidatura. Ou seja. Olho por olho e o PP regional permanece cego.
• O uso obrigatório de máscara já deixou de ser relevante há muitos meses, especialmente a partir do avanço da vacinação nos adultos. As recentes decisões do prefeito de Lajeado e do governador do Estado acentuam essa realidade. E, mesmo assim, ainda tem gente lutando pela manutenção da norma. Para essas pessoas, um lembrete: o uso nunca será proibido.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais