Árbitro de Lajeado renova certificado internacional

Ginástica de Trampolim

Árbitro de Lajeado renova certificado internacional

Marcos Minoru Otsuka está habilitado a trabalhar em competições desde o nível regional até as Olimpíadas

Árbitro de Lajeado renova certificado internacional

Esporte que leva o nome do Vale do Taquari para o mundo, a ginástica de trampolim tem na figura de Marcos Minoru Otsuka o seu grande incentivador na região. Nesta semana, ele renovou o certificado de árbitro internacional, o que o possibilita a trabalhar em qualquer competição nacional e internacional da modalidade.

A titulação de arbitragem internacional é válida para o próximo ciclo olímpico, entre os anos de 2022 e 2024, e é entregue a no máximo dez profissionais do Brasil. “Novas regras nas modalidades olímpicas fazem com que a arbitragem renove o seu certificado a cada ciclo”, destaca Minoru.

Diferente dos ciclos anteriores, o atual teve aulas e provas no formato online, o que facilitou a participação. No anterior, por exemplo, o árbitro lajeadense teve de ir até a Colômbia, o que gerou um alto investimento. “O mais legal deste curso foi a possibilidade de fazer de casa, receber diversos vídeos e aulas e renovar a titulação a um baixo custo”, salienta.

Ele conseguiu validar a possibilidade de trabalhar nas três provas que existem no trampolim: individual, duplo mini-trampolim e tumbling. Representante da Confederação Brasileira, Minoru está autorizado a trabalhar na arbitragem em todos os tipos de competição. Desde os campeonatos regionais, passando pelos estaduais e nacionais, até chegar aos internacionais, a exemplo de Sul-Americanos, Campeonatos Mundiais e até a Olimpíada. “É um título difícil de conquistar e que, com muito esforço e dedicação, conquistei novamente.”


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais