O Legislativo de Taquari deu sinal positivo para um projeto que proíbe a instalação de aterros sanitários na cidade. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão dessa terça-feira (15). A decisão dos parlamentares ocorre em meio a um impasse sobre um investimento da empresa Sustentare, no município para implementação de uma estrutura de tratamento com lixo.
O projeto de autoria do vereador Sérgio Pereira (PDT) atende a um pedido dos moradores da localidade de Amoras, onde o aterro sanitário seria instalado. Pereira afirmou que os empregos que seriam gerados pela Sustentare não se compararam aos postos de trabalhos que seriam fechados com a utilização de uma área de vegetação pela empresa.
O presidente da Câmara de Vereadores de Taquari, José Harry, afirmou ser favorável a aterros sanitários, mas não aprova a vinda de uma empresa para a localidade de Amoras. “A comunidade é contra”, justifica. O projeto teve pareceres contrários do departamento jurídico da casa e de um instituto que assessora o Legislativo. O apontamento seria a existência de leis federais sobre o tema.
Confira o momento da aprovação
O repórter Henrique Pedersini também conversou com os vereadores após a sessão. Ouça.