Protesto contra o aterro

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Protesto contra o aterro

A sessão plenária da Câmara de Taquari foi tumultuada na noite de ontem. Moradores da localidade de Amoras foram até a sede do legislativo para protestar contra a possível instalação de um aterro sanitário naquela região da cidade. É um protesto legítimo. Entretanto, o posicionamento de alguns agentes públicos é um verdadeiro retrocesso. Eles querem proibir a instalação de aterros sanitários no município. Ou seja, acham injusto que a própria comunidade seja responsável pelo próprio lixo produzido. E acham justo enviar o lixo deles para a cidade de Minas do Leão. Um absurdo!


Menos impostos

Até o fim do mês de março, o governo de Lajeado deve encaminhar à câmara o projeto de lei que extingue a Taxa de Licença e Localização a partir de 2023. Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida deve reduzir em quase R$ 5 milhões por ano a carga tributária municipal e beneficiar mais de oito mil empresas e profissionais autônomos. Aguardemos!


• Há quem diga que a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP), deveria ser a candidata ao cargo de deputada federal. Desta forma, evitaria um possível embate feminino com Márcia Scherer (MDB), outra pré-candidata a deputada estadual.
• O Ministério Público de Capão da Canoa abriu um procedimento preparatório para acompanhar as obras na área da antiga colônia de férias do Banrisul, na praia de Rainha do Mar, em Xangri-lá, um balneário bastante frequentado pelos veranistas do Vale do Taquari.
• Amanhã a CCR Viasul inicia as obras do viaduto sobre a BR-386, que interliga os bairros Conventos e Imigrante.
• Em Lajeado, o prazo de entrega dos estudos da Parceria Público-Privada (para implantação de um modelo de iluminação inteligente) foi adiado em 10 dias. Com isso, as empresas interessadas precisam encaminhar os documentos até o dia 24.
• Em Arroio do Meio, o vereador José Elton Lorscheiter (PP) sonhava com o cargo de Secretário da Indústria e Comércio da cidade. Não levou. Por outro lado, a filha dele recebeu um cargo no executivo municipal.
• Também em Arroio do Meio, as falhas em obras de pavimentação incomodam alguns setores da política municipal. Mas, são poucos opositores que reclamam. Afinal, o passado está registrado nas páginas dos jornais.
• A CIC-VT acerta ao renovar o mandato do presidente Ivandro Rosa.
• Parabéns, prefeito Marcelo Caumo. A decisão de flexibilizar quase por completo o uso de máscaras em Lajeado demonstrou uma coragem não vista na maioria das prefeituras da região e do país.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais