Paulo Birck se destaca  em competição nacional

Esporte Paralímpico

Paulo Birck se destaca em competição nacional

Com duas pratas e um bronze, atleta de Estrela participou do Meeting de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro

Paulo Birck se destaca  em competição nacional
Atleta disputou provas de rifle 22 e fossa olímpica nessa sábado, no Rio de Janeiro

O Vale do Taquari tem reais possibilidades de ter um representante em competições paralímpicas internacionais. Morador de Estrela, Paulo Birck participou no fim de semana de um torneio de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, e conquistou bons resultados.

Durante o Meeting de Tiro Esportivo Birck conquistou duas pratas e um bronze. “Fiquei muito feliz em poder representar o Vale e o estado.”

Ele relata que a participação no Meeting foi acima do esperado. Na Fossa Olímpica, Birck ficou em terceiro lugar geral e campeão em sua categoria. Já no Rifle 22 3×40 ficou com a prata. O mesmo resultado foi conquistado no Rifle 22 deitado. “Ter conseguido prêmios nas três provas que disputei me faz seguir em frente e treinar mais.”

O atleta cita que o mais legal na participação do Meeting é a ajuda que os atletas ganham da arbitragem. “Como não tenho treinador, cada ajuda que recebo é bem vinda, então busco nessas competições aprender para depois pôr em prática nos treinamentos e seguir melhorando.”

Agora o atleta se prepara para as outras competições nacionais. Entre os dias 8 e 10 de abril disputará a Copa Brasil. Já nos dias 2, 3 e 4 de setembro ocorre a segunda edição do Meeting. A final está prevista para novembro em datas a serem confirmadas.

A competição

Durante o ano são quatro eventos nacionais – dois Meetings, Copa Brasil e a Final Nacional. Para disputar a decisão, o competidor tem que participar de duas provas. Porém, o Comitê Paralímpico banca as despesas apenas de duas competições, a Copa Brasil e a final. Os Meetings são pagos pelos atletas.

Ao fim da competição, os três primeiros colocados em cada categoria recebem o bolsa atleta e a chance de participar da Seleção Brasileira para disputa das competições internacionais. “Acredito que posso disputar as Paraolimpíadas de 2028, pois lá a fossa já estará regulamentada para disputa e hoje no Brasil temos apenas eu e mais um atleta cadeirante, então minhas chances são grandes e essa é minha meta.”

História no esporte

Em 2019, Birck participou da final do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, para conhecer mais a modalidade e saber o que necessitava fazer para praticar o esporte. Após isso comprou armas e munição, se filiou em clubes e federações, e se vinculou ao Comitê Paralímpico Brasileiro.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais