Convicção ou trampolim?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Convicção ou trampolim?

A escolha de Gláucia Schumacher como a pré-candidata do PP de Lajeado à assembleia movimenta o tabuleiro político na região. Há quem diga que a executiva municipal do partido usa a provável candidatura como um “trampolim” para o pleito municipal de 2024, já que o PP ainda não encontrou um sucessor para o prefeito Marcelo Caumo (Isidoro Fornari também é cotado). Os líderes do partido negam, mas não convencem. Fato é que a vice-prefeita da principal cidade do Vale do Taquari ainda carece de traquejo político, apesar do sobrenome, e mantém uma atuação pública discreta para quem almeja o disputadíssimo cargo de deputada.

Além das diversas incertezas, a pré-candidatura de Gláucia Schumacher caiu como uma bomba nas pretensões do vereador de Estrela e também pré-candidato a deputado estadual, João Braun (PP). O parlamentar sempre apostou na desistência de Marcelo Caumo para ser o único representante do partido no Vale do Taquari. Caumo desistiu. Mas o PP de Lajeado, não. Aliás, a postura do PP lajeadense é um capítulo à parte. Ao indicar um nome com menos chances de vitória nas urnas, e abdicar do dialogo e de um possível consenso regional, a executiva municipal torna a luta do Vale por representantes um sonho ainda mais distante.
Mas, a política é cheia de surpresas.


Duplicação na Justiça

A duplicação da BR-386 está avançada e os serviços devem iniciar em maio no trecho entre Lajeado e Estrela. Por outro lado, a CCR Viasul deve enfrentar dificuldades no entroncamento entre os bairros Montanha e Olarias, onde está prevista a construção de uma passagem para os veículos. Ocorre que a obra avança sobre terreno particular e proprietários não estão contentes com a desapropriação. O caso foi parar na Justiça e a concessionária suspendeu os trabalhos no local. Mesmo assim, o cronograma não deve sofrer atrasos.


Dal Cin e o PSDB

O vereador Márcio Dal Cin (PSDB) iniciou o mandato como uma das peças chaves da base governista em Lajeado. Entretanto, e diante de diversos conflitos políticos entre os anseios dele e do Executivo municipal, o parlamentar está cada vez mais distante dos colegas e da direção municipal do PSDB. Aliás, Dal Cin esteve ausente de uma reunião dos tucanos que ocorreu na noite de segunda-feira, na Associação Atlética Municipal. Além dele, e por motivos bem diferentes, a ex-vereadora Mariela Portz também está a cada dia mais distante da sigla.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais