Um projeto pedagógico de qualidade e antenado às novas necessidades deve garantir aos estudantes a possibilidade de compreender com clareza e amplitude todo o conteúdo previsto na fase de aprendizado. Isso significa, necessariamente, ofertar atividades que fortaleçam os laços entre as turmas e o conhecimento, que ajudem a aperfeiçoar habilidades que serão demandadas no futuro, além de estreitar sentimentos de união e amizade. Esses desafios o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo desenvolve com excelência por meio de atividades extracurriculares.
Conforme a coordenadora das Oficinas Extracurriculares, Aline Pereira, a instituição tem como um de seus diferenciais a oferta de diversas modalidades, com ênfase nas áreas de artes, cultura e esportes. Atualmente, o GA oferece 14 atividades, como futsal, voleibol, basquete, patinação, karatê, dança, desenho, gaita, violão, ukulele, teclado, piano, coral e teatro. “As oficinas são ofertadas para estudantes e algumas para a comunidade escolar”, elenca Aline.
Benefícios
Ela salienta os vários benefícios em participar das opções extracurriculares: autoestima, autonomia, confiança, saúde, memória, raciocínio, destreza motora, trabalho em equipe, tolerância à frustração, respeito, comunicação, controle socioemocional, disciplina, persistência, responsabilidade, concentração e diversão. “Há ainda experiências do convívio em grupo e o sentimento de pertencimento ao ambiente, o que é primordial para a qualidade e a saúde emocional de crianças e adolescentes.” Os estudantes das oficinas ainda participam de eventos da Rede Sinodal de Educação, realizam apresentações e contribuem para o enriquecimento cultural da comunidade.
Oficinas para diferentes habilidades:
– Futsal
– Voleibol
– Basquete
– Patinação
– Karatê
– Dança
– Desenho
– Gaita
– Violão
– Ukulele
– Teclado
– Piano
– Coral
– Teatro
“A gente se diverte muito”
As colegas do 4º ano B, Lívia Antonella Delazari e Ana Luíza Müller, 9 anos, também se encontram, nas tardes de quarta-feira, na Oficina de Desenho. Depois de escolher o modelo preferido, elas se concentraram em praticar as técnicas e colorir suas criações.
“Eu já participava no ano passado, quando tinha aula presencial. Voltei esse ano porque gosto muito de desenhar”, destaca Lívia. “Também participo desde 2020. É muito divertido”, reforça Ana Luíza. A estudante do 8º ano A, Laura Bald, 13 anos, integra uma das turmas do vôlei, há três anos. “Optei porque queria fazer uma atividade física. Desde que comecei, ganhei mais resistência, perdi peso e percebi que melhorou muito minha disposição para demais atividades. A gente se diverte muito também.”
Estamos muito felizes com os resultados
Os pais também percebem avanços. Vanessa Horn é mãe de Nicolas Haas, do 2º ano A. Ele já fez futsal e teatro. “O Nicolas é aluno do teatro desde os 4 anos. Era um menino muito tímido, mas no grupo conseguiu ampliar o seu vocabulário, passou a se expressar melhor, desenvolveu habilidades verbais e corporais, estimulando a responsabilidade e o espírito de equipe. Estamos muito felizes com os resultados”, enfatiza a mãe. O futsal também trouxe benefícios ao menino. “Escolhemos esse esporte pela questão do desenvolvimento cognitivo e intelectual. Um dos seus grandes benefícios, além da atividade física, é o aumento da concentração.