Três unidades de saúde estão com falta de médicos em Taquari. As consultas médicas nos postos de saúde dos bairro Léo Alvim Faller, Passo da Aldeia e Rincão São José estão suspensas.
No posto de saúde do Bairro Léo Alvim Faller, que atende cerca de 4 mil cidadãos, o atendimento médico é terceirizado. A empresa responsável pelas contratações deixou de alocar médicos para o posto. Segundo a administração municipal, o problema seria a falta de profissionais.
A secretária adjunta da Saúde, Etiene Marques, afirma que a situação foi encaminhada para o setor jurídico do município. “Notificamos a empresa por descumprimento do contrato e agora o jurídico vai promover todas as medidas judiciais cabíveis”. O município faz o remanejo de profissionais para o local.
O médico da unidade de Saúde do Bairro Passo da Aldeia sofreu um acidente e foi afastado das atividades por 15 dias. “Estamos encaminhando a população para outros postos, pois o até porque o volume de consultas na unidade não é muito grande”. De acordo com a secretária, na próxima semana o atendimento deve ser normalizado.
Na unidade do bairro Rincão São José, o médico foi agredido por um paciente, durante um atendimento, no dia 24 de fevereiro. Etiene diz que, por causa do abalo emocional, causado pela agressão, ele pediu férias e deve retornar ao trabalho em 30 dias.
“Um deficit de três profissionais, em um município pequeno como o nosso, realmente é um baque. Mas estamos trabalhando para resolver tudo o mais rápido possível”, comenta. Quem necessita de atendimento, deve procurar o posto para o remanejamento de consulta ou a Secretaria de Saúde.