Caixa da inovação em alimentos

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Caixa da inovação em alimentos

Evento que abriu o calendário anual do setor da alimentação, o Horizonte 22 Food apresentou tendências, tecnologias e os principais temas “quentes” para o ano. Organizado pela Tacta Food School, o evento desse ano foi realizado de forma on-line, com participação de 14 palestrantes de renome nacional, além de participantes de todo país.

Foram abordados temas como cibersegurança, sustentabilidade e ESG, comportamento de consumo e legislação, entre outros. Um dos pontos altos foi a degustação guiada dos alimentos da “Caixa da Inovação”. Enviada aos participantes, a caixa contém dez dos principais lançamentos que foram destaque na indústria nos últimos 12 meses.

Diretora da Tacta, Cristina Leonhard destaca a curadoria dos produtos escolhidos, que incluem desde lançamentos de pequenas startups até grandes empresas. “Nem tudo que está na caixa é ultra inovador, mas mostramos o que é o panorama de inovação da indústria.”

Entre os itens incluídos estão cinco bebidas: dois cafés gelados prontos para beber da Três Corações, uma cerveja Salva, chás gelados Leão e um leite vegetal da marca A Tal da Castanha. Nos itens doces, os participantes degustaram uma barra de proteína da Nutriarts, um pacote de bom-bons de castanha Nut Bites, da Banana Brasil e um pacote de Berry Mix da Nature’s Heart.

Na parte dos alimentos salgados, duas latas de cogumelos da Cogumelado, uma sopa Souperfood, da Nutrify e uma massa da Nissin, fabricada para ser consumida com saladas. Conforme Cristina, os produtos refletem as tendências de consumo do setor alimentício, com destaque para a saudabilidade e a sustentabilidade – duas das principais tendências do segmento.

Público 50+

Outra grande tendência destacada no Horizonte 22 Food são os produtos voltados para o público com mais de 50 anos. Gerente do Centroo Tecnológico Vogle, Luciana Pricola apresentou conceitos que podem aproximar a indústria de alimentos dos anseios e necessidades dessa, que é a população que mais cresce no mundo.

Ela ressaltou o papel da alimentação, aliada à atividade física, no processo de envelhecimento saudável e apresentou pesquisa que mostra os principais anseios do público 50+. Destaque para os produtos voltados à promoção da saúde intestinal e mental, ingredientes funcionais e alimentos com alto teor de proteína. Formatos que facilitem a deglutição e sabores mais intensos também estão entre as preferências.

Perigo dos ataques virtuais

Tema que parece distante do mercado alimentício, a cibersegurança merece atenção especial da indústria do setor. Diante do crescimento dos ataques hackers a empresas privadas e órgãos do setor público, em especial no Brasil, Carla Otsuki apresentou dados que explicitam os perigos dos ataques virtuais, em especial diante do avanço da indústria 4.0.

Após anos de investimentos em sistemas de automação, que minimizam a intervenção humana nas produções, as empresas trabalham para se proteger contra invasões cujas consequências podem ser gravíssimas, como mostram os exemplos de ações recentes ao redor do mundo.

Com impactos que podem incluir desde interferências nos processos de auditoria a alterações propositais nos dados de formulação dos produtos, a contenção aos ataques virtuais precisam fazer parte das estratégias das empresas.


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