O número de ocorrências de furto e roubo de veículo aumentou nas últimas semanas na região. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) é a responsável pela investigação dos casos.
Nos dois primeiros meses do ano, foram feitos 28 registros de furto e roubo de veículo. Porém o delegado da Draco, Juliano Stobbe, salienta que destes, 23 foram recuperados pelas forças de segurança da região. “Nós montamos uma espécie de força tarefa para cuidar apenas desses casos, para darmos uma resposta rápida à sociedade.”
Ele afirma que os criminosos roubam carros antigos, que podem ser abertos e ligados com chave micha, fabricada de forma artesanal. “Eles tiram coisas pequenas, como a bateria, rádio, pneu e estepe, e logo depois abandonam o carro”, salienta.
Como os furtos ocorreram em locais e horários variados, o delgado diz que não é possível evitar que novos crimes aconteçam. Porém, a população pode tomar alguns cuidados, como não deixar o veículo em locais que não tenham circulação de pessoas.
Prisão
Na quarta-feira, 9, a Draco prendeu em flagrante dois homens, de 28 e 31 anos. Com os indivíduos, que eram foragidos da justiça, foram encontrados um revólver calibre 32, municiado, um veículo furtado na cidade de Taquara e porções de maconha e cocaína.
As prisões ocorreram no bairro Moinhos D’água, em Lajeado. Além desta, mais uma dupla é monitorada pela Draco. Segundo Stobbe, a elucidação dos crimes é prioridade da Draco no momento.
Saiba mais
Foram registrados 28 furtos e roubo de veículos em 2022. Destes, 23 veículos foram recuperados, o que representa cerca de 82,1%.