Sarau homenageia escritor de Estrela

CULTURA

Sarau homenageia escritor de Estrela

Evento no Volúpia Bar ocorre neste domingo, 13, com início às 19h

Sarau homenageia escritor de Estrela
O Volúpia promove o evento todo segundo domingo do mês

Todo tipo de arte tem espaço garantido no Sarau Diversid’artes, organizado todo mês pelo Volúpia Bar. A edição deste domingo, 13, conta também com homenagem ao escritor estrelense Jandiro Koch pelo Prêmio Açorianos, na categoria Ensaios de Literatura e Humanidades, e Prêmio de Livro do Ano, com a obra “O Crush de Álvares de Azevedo”. Com início às 19h, será possível comprar o livro autografado durante o evento.

Em sua quinta edição, o objetivo do Sarau Diversid’artes é dar visibilidade para artistas da região. Conforme a sócia proprietária do Volúpia, Cassi Schuhl, a organização dá preferência para exposição de mulheres, negros e comunidade LGBTQIA+. Para ela, a homenagem para Jandiro combina com o sarau.

O autor tem diversas obras que tratam das comunidades marginalizadas, em especial, no Vale do Taquari – as mesmas que asseguram seu espaço no Volúpia. “É unir a vanguarda da arte no Vale do Taquari com a galera que está começando agora”, diz.

A premiada publicação de Jandiro conta a história da suposta homossexualidade de Álvares de Azevedo, poeta do século XIX. “Em um primeiro momento, achei apenas curioso. Mas a curiosidade basta para investigar”, conta.

O autor verificou que, depois da morte do poeta, houve muito esforço do cânone literário da época para afirmar que ele era heterossexual, como se qualquer orientação diferente desta fosse um problema. Para Jandiro, os prêmios são motivo de alegria justamente pela atenção que a temática recebeu dos avaliadores, profissionais com tradição e renome do campo literário.

Sobre Jandiro

Antes dos livros, Jandiro teve suas publicações de ensaios e crônicas em jornais da região, nos anos 2000. No começo, as publicações eram anônimas, mas os textos eram tão interessantes que os leitores começaram a reivindicar pela identidade do autor. Foi assim que ele ganhou um espaço semanal nas páginas dos jornais e, depois de algum tempo, reuniu material suficiente para publicação de um livro. “(Ir)reflexões & ensaios”, foi lançado pela editora da Univates, em 2011.

Uma nova publicação está em fase de revisão. Este livro segue o debate sobre as comunidades marginalizadas, como a LGBTQIA+. Jandiro também reitera a necessidade de garantir fundos para nova obra.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais