O prêmio e as oportunidades

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O prêmio e as oportunidades

O Prêmio de Inovação Nacional coloca a cidade de Lajeado no radar de grandes corporações, startups, empreendedores e investidores de todo o mundo. A vitrine aberta com a distinção conquistada nesta semana pelo movimento Pro_Move Lajeado tende a abrir um verdadeiro mar de novas oportunidades. A disputa final foi contra as cidades de Natal (RN) e Macaé (RJ), duas referências nacionais em diversos outros segmentos, o que enobrece ainda mais o singelo troféu. A partir de agora, é momento para abrir os olhos às novas inovações e instigar todo o Vale do Taquari a abraçar o ecossistema.


Divisões e pretensões

O processo de concessão das rodovias gaúchas tem causado um profundo mal-estar entre os líderes do Vale do Taquari. Faz poucos dias, o risco de uma ruptura institucional entre os municípios que integram a Amvat era quase uma certeza. Por sorte, os prefeitos se realinharam e a paz voltou a reinar (mesmo com algumas rusgas) na região. Agora, a ruptura é orquestrada pelo setor empresarial, que reclama de pouca participação no debate, apresenta queixas e boas sugestões, e ameaça judicializar o edital caso o governador não atenda as demandas. Definitivamente, o governo do estado foi muito habilidoso para aguçar tantas pretensões e gerar tantos conflitos.


Márcia não quer abrir mão!

A ex-delegada Márcia Scherer não quer abrir mão da candidatura a deputada estadual. Ela não quer repassar o desafio ao vizinho estrelense, Carlos Rafael Mallmann (MDB), que segue ávido pela oportunidade de ser o único candidato do partido na região. E Márcia está certa. Ela se preparou para a candidatura, tem se demonstrado atenta (e ponderada) às demandas do Vale do Taquari, e não poupa sola de sapato para ouvir os mais diversos líderes e comunidade em geral. E a falta de apoio a ela por parte de uma ala do MDB, por vezes, é injustificável.


Aproximações e conselhos

O encontro ocorreu na terça-feira à tarde, no gabinete do prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB). A conversa com o Diretor Geral do Detran/RS, Ênio Bacci (PTB), não durou muito tempo. Mas não foi a primeira. Bacci quer ser candidato a deputado federal e voltar a Brasília, onde já exerceu cinco mandatos. Bacci ingressou no PTB sob a tutela de Schneider, em 2019, lá mesmo em Estrela. Agora, o experiente político retorna à cidade para buscar conselhos e apoios. Bacci está confiante.

Nos próximos dias, ele se encontra com o vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, para tratar sobre a possibilidade de ingressar ou não no PSDB. Entretanto, e isso já não é segredo nas esquinas democráticas, o ex-deputado federal e ex-deputado federal pelo PDT está com quase dois pés no novo partido criado em solo brasileiro, o União Brasil, uma fusão do PSL com o DEM. E ele quer ser o representante do Vale do Taquari em Brasília.


Postos desconectados

O contrato entre o governo de Lajeado e a empresa responsável pelos serviços de internet e telefonia em diversos prédios públicos encerrou na terça-feira. Uma nova empresa assumiu o serviço. Ontem, porém, alguns postos de saúde estavam sem os dois serviços. Segundo a Secretaria de Saúde, a nova empresa ainda não finalizou a instalação dos equipamentos nas unidades do Morro 25 e do Novo Tempo, e a previsão é normalizar os atendimentos e procedimentos ainda nesta semana.


• A Câmara de Lajeado prepara mais um “revogaço”. Trata-se de uma proposta para reduzir o número de leis municipais. Nesta segunda leva, a comissão responsável pelo estudo sugere a extinção de 68 leis.
• Ainda sobre a Câmara de Lajeado, o gabinete do vereador Sérgio Kniphoff (PT) busca mais informações sobre as obras na ERS-130 (vias marginais próximas ao trevo da BRF), contratadas pelo poder público municipal. Vale lembrar que Kniphoff também se destacou na fiscalização do viaduto construído entre os bairros Universitário e Campestre, entre 2011 e 2012.
• A vereadora Ana da Apama (MDB) sugere uma negociação entre Univates e Governo de Lajeado. O tema é: o aproveitamento das bicicletas disponibilizadas pela universidade em toda a cidade, e para toda a população. Para tal, ela sugere novos bicicletários nos bairros e centro do município.
• Vereador de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) encaminha ofício à 3ª CRE, solicitando que seja reestabelecido o fornecimento de vale-transporte para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino.
• O governo de Lajeado informa que já foram protocolados dois expedientes para instalação de parklets na área central da cidade. E ambos estavam “em desacordo com a lei”.
• Em Santa Clara do Sul, o show do comediante Cris Pereira foi transferido para o dia 18 de março. A apresentação ocorreria na abertura oficial do aniversário de 30 anos do município, mas foi protelado em função dos estragos causados pelo vendaval na estrutura montada no Parque Odilo Klein.
• O prefeito de Estrela Elmar Schneider anunciou a intenção de municipalizar a ERS-129, no trecho da famigerada “Transantarita”. Entretanto, ele não divulgou quaisquer detalhes sobre os planos e objetivos desta ação. Aguardemos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais