A retomada do consumo presencial após duras restrições provocadas pela pandemia impulsionou a recuperação do comércio, setor entre os mais afetados pela crise da Covid-19. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta para a abertura de 204,4 mil novas lojas físicas em 2021, ano que fechou com 2,4 milhões de estabelecimentos ativos no país, excluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Números do indicador de mobilidade do Google confirmam recuperação na circulação de pessoas nos estabelecimentos físicos, como mostra o gráfico acima. No fim do ano passado, o fluxo total superou a média do período no mês de dezembro, mas a média dos índices semanais ainda estão 9,1% abaixo do registrado antes da pandemia. O faturamento real do comércio cresceu 4,5% – maior avanço anual desde 2018.
Alta nas vendas dos Shoppings Centers
Segmento duramente afetado durante a pandemia de Covid-19, os Shopping Centers iniciaram 2022 em alta. Dados do Índice Cielo de Varejo (ICVS-Abrasce) mostra elevação de 10% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado, resultado que confirma a recuperação iniciada em 2021. Também foi registrado crescimento de 22,3% no fluxo de frequentadores em comparação ao mesmo período de 2021.
A Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce) projeta elevação de 13,8% nas vendas do setor em 2022. Conforme a entidade, a retomada é gradual e consistente, a partir dos avanços da vacinação e consequente normalização das atividades.