Uma das principais ações voltadas à preservação do ambiente regional volta a atuar de forma plena e presencial. A comissão organizadora do “Viva o Taquari – Antas Vivo” agendou para a manhã de 23 de abril a 15ª edição do movimento voluntário. Idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por meio da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) na cidade, o projeto social já recolheu 43 toneladas de resíduos do leito e das margens do nosso Rio Taquari, com auxílio de aproximadamente 6,5 mil voluntários.
Além do tradicional ato de recolher lixo nas margens e no leito do rio, também está confirmada a realização da nona edição da “Mostra Espelhos – como o rio Taquari nos vê”, que reúne fotos e dados da ação, e que também está disponível para agendamentos de exposições em escolas, empresas, instituições e entidades diversas do Vale do Taquari. Outra novidade é o ingresso da colega do Grupo A Hora, Luciane Eschberger Ferreira, na Comissão Organizadora. Ela também é a coordenadora do nosso projeto Viver Cidades.
Turismo rural em evidência
A Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) promove um Seminário de Turismo Rural. O evento ocorre no dia 27 de abril, a partir das 8h30min, na Cascata das Orquídeas, em Imigrante. Informações e inscrições podem ser efetivadas junto à Emater. É mais um passo para valorizar o homem do campo, mitigar os efeitos do êxodo rural e agregar valor às propriedades interioranas da região. Ou seja, é um trabalho fundamental e que certamente vai gerar muitos bons frutos em um futuro breve.
• Na sessão de ontem, em Lajeado, os vereadores Ederson Spohr (MDB), Márcio Dal Cin (PSDB) e Paula Thomas (PSDB) fizeram propaganda (em plenário) para deputados de outras regiões. Tudo em troca de emendas, que não passam de compra de voto institucionalizada. Dal Cin, em um ato falho, admitiu ser um dos “representantes” desses parlamentares. Uma pena. Depois não adianta reclamar de pouca representatividade do Vale do Taquari nos parlamentos.
• Luíz Fernando Zachia, presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), estará em Lajeado na tarde desta quarta-feira. Ele participa de reunião no gabinete do prefeito Marcelo Caumo e deve anunciar investimentos superiores a R$ 20 milhões na RSC-453.
• O governo de Lajeado quer contratar um serviço mais inteligente para a gestão da saúde pública. E uma das alternativas é o aplicativo da empresa EagleCare, uma startup acelerada no Vibee Unimed e que chamou a atenção do setor de inovação da prefeitura.
• Hoje ocorre reunião da Famurs na Expodireto, em Não-Me-Toque. Presidente da Amvat, o prefeito de Colinas Sandro Hermann (PP) estará presente.
• O parecer jurídico da Câmara de Encantado cita que a maioria das assinaturas que balizaram o abaixo-assinado que pede o fim da reeleição dos vereadores não era de eleitores da cidade. E isso enfraquece e muito a proposta de origem popular.
• Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) criticou a manifestação da CIC-VT, que sugere uma ação judicial contra a proposta de concessão de rodovias do governo estadual. “É um desserviço”, afirmou o Progressista em um grupo de Whatsapp. É a mesma posição de outros prefeitos da região. E, provavelmente, a recíproca é a mesma por parte do meio empresarial.
• A posição da CIC-VT é balizada por dezenas de empresários do ramo logístico, cooperativas de alimentos e de grandes corporações (em receitas) que assinaram a ata do encontro realizado ontem na Associação Comercial e Industrial de Lajeado.
• No fim das contas, quem mais paga pela conta do pedágio é o consumidor final. Mas, todos perdem em competividade com uma tarifa desproporcional aos serviços e obras previstas.