A polícia acredita que o aumento nos furtos de veículo, em Lajeado, tenha relação com um indivíduo que foi identificado. Nos últimas dias foram registradas diversos casos na área central e bairros da cidade. A Brigada Militar (BM) e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) investigam os crimes ocorridos e tentam confirmar a participação do suspeito para solicitar a prisão dele.
De acordo com a Capitão da BM de Lajeado, Jorge Luis Engster, o tipo de veículo escolhido pelo criminoso, os locais e o modo como ocorre o furto contribuíram para a polícia identificar o suposto autor. O homem teria retornado nos últimos dias para Lajeado e possui extensa ficha criminal, inclusive com habilidades para arrombar carros. “O modus operandi é furtar veículos velhos que não tem sistema de segurança e retirar baterias, pneu, estepe e levando para o mercado de receptação”, explica.
Egnster lembra que quase todos os veículos são recuperados, mas com a ausência de peças. A orientação é que se evite estacionar os carros onde não há grande circulação de pessoas ou providenciar equipamentos de segurança, especialmente em modelos mais antigos, considerados mais fáceis de violar.
Delegado cogita fraude
O delegado titular da Draco, Juliano Stobbe, reconhece o aumento nos casos e acredita ser fundamental o processo de investigação. Entretanto, Stobbe cita que há indiciamento de alguns suspeitos por falsos boletins de ocorrência relacionados a furtos de veículos. Segundo o delegado, fraudar seguradoras é uma das situações que fazem pessoas registrar falsos BO’s. “Poderia dizer com tranquilidade que 50% tem essa característica”, revela
Cinco registros em um dia
Nesta segunda-feira (07) foram registrados cinco boletins de ocorrência de furtos de veículos:
– VW Gol, placas de Guaraçai (São Paulo) que estava estacionado próximo ao Hospital Bruno Born, por volta das 22h
– GM Chevette, placas de Venâncio Aires, furtado no bairro Santo Antônio na sexta-feira (05)
– Ford Corcel levado das proximidades da Loja Benoit, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira
– Caminhão que estava estacionado no pátio de uma empresa às margens da BR-386, no bairro Olarias. Crime ocorreu no domingo (06).
– Motocicleta Honda CB 300 furtada em 26 de fevereiro após acidente de trânsito no bairro Jardim do Cedro.
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.