O laboratório Sanofi Medley recolherá todos os lotes de losartana potássica da marca Medley. A farmacêutica anunciou o recall após constatar a presença de impurezas mutagênicas nos produtos, o que pode acarretar risco à saúde dos usuários.
A losartana é uma das mais populares para o tratamento de pressão alta. Ela atua como bloqueadora dos receptores da angiotensina II. O remédio é distribuído de forma gratuita pelo SUS e serve no combate às doenças cardíacas, proteção aos rins em pacientes com diabetes tipo 2 e recuperação após ataques cardíacos.
De acordo com o laboratório, as impurezas podem causar alterações no DNA dos usuários. Isso poderia aumentar a possibilidade de câncer a longo prazo. Entretanto, ressalta-se que o risco específico dessa substância ainda é desconhecido.
O recall é gratuito. Pacientes são instruídos a consultar um médico para fazer a substituição. Serão recolhidos os seguintes produtos:
- losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg;
- losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg;
- losartana potássica 50 mg;
- losartana potássica 100 mg.
Em caso de dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com a fabricante por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley, pelo 0800-703-0014.
Não é a primeira vez que isso acontece. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já determinou o recall da losartana para a realização de testes. Em novembro de 2021, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo determinou o recolhimento de lotes do produto, nas concentrações de 50mg e 100mg.