O presidente norte-americano, Joe Biden, proibiu as importações de petróleo e gás natural da Rússia. A medida foi anunciada nesta terça (8), depois de entrar em vigor o cessar-fogo para resgate de civis na Ucrânia, sob ataque do governo de Moscou desde o dia 24 de fevereiro.
Biden afirmou que as novas sanções à Rússia pela guerra foram decididas após consultar aliados tais como a União Europeia. O presidente disse entender que este movimento pode aumentar o preço dos combustíveis no mundo, incluindo nos Estados Unidos. “Isso não é desculpa para que as empresas explorem os consumidores americanos. Este não é o momento de obter lucro em cima da situação”, apontou.
Antes de o presidente norte-americano falar, o Reino Unido também anunciou novas sanções. Até o final do ano, o país encerrou a importação de petróleo russo. Os britânicos informaram que buscarão alternativas para o abastecimento e que as empresas devem se preparar para este período de transição para que os consumidores não sejam afetados.