Dia da Mulher e agressões diárias

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Dia da Mulher e agressões diárias

O Dia da Mulher precisa ser celebrado todos os dias para que possamos refletir de forma mais contundente sobre os assustadores números divulgados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). O referido portal apresentou as estatísticas referentes às medidas protetivas concedidas no estado. E os dados são alarmantes, reforço. Só no primeiro semestre de 2021, as comarcas de Arroio do Meio, Arvorezinha, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia registraram 1.181 medidas concedidas. Uma média superior a seis casos por dia.

São números que persistem ao longo dos últimos anos. A situação é muito semelhante ao primeiro semestre de 2017, por exemplo, período em que foram registradas 1.101 medidas protetivas concedidas às mulheres que vivem sob a proteção (em tese, claro) das referidas comarcas. Ou seja, uma média também superior a seis casos diários. É muito. É repugnante. É desolador. E não levamos em conta as subnotificações. Afinal, são milhares de outros casos que sequer chegam ao conhecimento do judiciário gaúcho.


Entre vizinhos

No domingo, os prefeitos de Estrela, Elmar Schneider (PTB), e de Teutônia, Celso Forneck (PDT), participaram juntos de um amistoso encontro em Linha Wink. Schneider tem fortes ligações com a comunidade, e Forneck busca construir maiores relações com a importante localidade. No evento, eles prestigiaram o almoço festivo do Lawi Futebol Clube. E o gestor estrelense avisou que ambos são parceiros para a realização da Expowink, e prometeu novidades. “Logo mais teremos novidades na área da infraestrutura para definitivamente unir Estrela e Teutônia pela Linha Wink”, escreveu ele nas redes sociais.


Márcia x Mallmann

O diretório municipal do MDB em Lajeado não quer a ex-delegada Márcia Scherer como candidata a deputada estadual. Os líderes do partido não afirmam isso aos microfones, claro, mas a posição é de conhecimento de muitos nos bastidores. Márcia também não conta com apoio integral dos vereadores lajeadenses, e tampouco do MDB regional. Há quem diga que o nome do ex-prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, é o preferido do MDB local para concorrer à assembleia. E há quem diga que uma possível candidatura dele serviria tão somente para mantê-lo na vitrine do eleitor estrelense, e com foco na prefeitura em 2024.


Assessores ou bon-vivants?

Um dos melhores empregos no Brasil está ligado ao serviço público. Trata-se do popular “Assessor Parlamentar”. Lotado em Brasília, Porto Alegre ou mesmo nas mais diversas cidades do Vale do Taquari, o dito cujo tem por costume passar o dia inteiro à toa ou atuando em áreas que pouco ou nada tem a ver com o gabinete que representam. Uma boa parte destes assessores não produz nada para a sociedade, mas são muito bem pagos. Não são todos, eu sei. Mas são muitos. Muitos, mesmo. Ah, e tem assessor que sequer anuncia que é assessor para passar ainda mais despercebido pelo contribuinte que costuma cobrar a conta.


• Em Estrela, a segunda-feira foi marcada pela posse do novo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Joel Mallmann, que contou com a presença de Eduardo Wagner. Passada a solenidade, os olhos agora se voltam para o futuro secretário de Desenvolvimento Inovação e Sustentabilidade. E há quem aposte no nome de Paulo Finck para a referida posição.
• Paulo Finck é ligado ao PP e foi o responsável pela mesma secretaria durante os últimos anos de governo do ex-prefeito Carlos Rafael Mallmann. Ele tem experiência na área, e chegou a assumir de forma interina as pastas da Fazenda e do Meio Ambiente de Estrela. Hoje, ele atua como Secretário Executivo da Cacis.
• Assim como Joel Mallmann, Paulo Finck também foi candidato a vice-prefeito em 2020. O progressista fez dobradinha com o Comandante César (MDB), que hoje atua como Secretário de Administração no governo de Elmar Schneider (PTB). Ou seja, a dita oposição está se desmantelando aos poucos. Se isso é bom ou ruim, cabe ao eleitor estrelense avaliar.
• Ivandro Rosa deve mesmo ser reconduzido ao cargo de presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT). A decisão ocorre em março. Os nomes de Renata Galiotto, Gilberto Piccinini e Rafael Fontana foram ventilados. Mas, nenhum deles estaria disposto a aceitar neste momento, muito em função dos compromissos particulares.
• O “Share Univates”, o residencial estudantil da nossa estimada universidade, será inaugurado na quinta-feira, às 10h. O espaço já abriga estudantes. Entre eles, alguns intercambistas que retornam ao campus após quase dois anos de pandemia.
• Hoje os agentes do movimento Pro_Move Lajeado se reúnem na sede da Acil para acompanhar a divulgação do Prêmio Nacional de Inovação. O encontro inicia às 20h. E o Pro_Move é um dos finalistas.
• Volte e meia e a redação volta a encarar secretários municipais que, incomodados com algumas matérias não muito positivas, resolvem não atender os repórteres que buscam informações relevantes para as comunidades. E quem verdadeiramente perde com isso é a própria comunidade. E vida que segue.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais