Dois homens (36 e 42 anos) foram presos em Lajeado por furto qualificado. O primeiro foi detido nesta segunda (7) e o outro ainda na sexta-feira (4). As prisões preventivas fazem parte do Inquérito Policial que investiga o crime de furto qualificado ocorrido na madrugada do dia 23 de dezembro, em uma loja de eletrônicos no Centro de Arroio do Meio.
O inquérito apurou que o crime foi praticado por uma quadrilha que fez cerca de três a quatro viagens durante a madrugada, de Lajeado a Arroio do Meio, para o arrombamento da loja. Entre os itens roubados estão sete aparelhos de TV de diversos tamanhos – de 43 a 50 polegadas -, dez smartphones, três caixas de som e diversos outros eletroeletrônicos. O prejuízo estimado é de R$ 50 mil.
Além dos dois presos, mais duas pessoas foram indiciadas: uma mulher de 39 anos e um homem de 49 anos, ambos sem antecedentes. Quanto aos dois presos, o homem de 36 anos, que seria o líder do grupo, ostenta indiciamentos por crimes de furto (15), roubo (7), tráfico de drogas (2), porte de arma e formação de quadrilha. Enquanto isso, o homem de 42 anos tem antecedentes por roubo (6), furto (9), receptação (2) e formação de quadrilha (2).
Segundo inquérito, o grupo se reuniu na residência da mulher, no bairro Santo André em Lajeado e, com uso de um veículo locado, partiram para Arroio do Meio a fim de realizar o furto. Após o transporte, os objetos eram levados para a residência do líder do grupo, no bairro Santo Antônio, em Lajeado.
Com as buscas nas residências dos suspeitos, foram recuperados alguns objetos roubados, assim como as roupas usadas por eles na noite do crime. As penas para os crimes praticados pelo grupo – furto qualificado pelo arrombamento e pelo concurso de pessoas com formação de quadrilha – podem chegar até 11 anos de prisão.