Composta por 14 obras, a exposição “Conectando”, da porto-alegrense Deolila Araujo, de 81 anos, está em exposição no Sesc Lajeado até o dia 31 de março. É possível visitar o espaço de segunda a sexta, das 8h às 20h. A entrada é franca.
Conforme a artista, a mostra busca entrelaçar a arte sobre papel com a “arte de viver em carne e osso”. A obra perpassa sentimentos como angústia, alegria e calmaria. Deolila garante que os visitantes podem esperar o inesperado. A técnica utilizada para as obras consistem principalmente em usar qualquer tipo de papel e todos os tons das tintas. Suportes como compensado, óleo e colagens também são aplicados.
História da artista
Deolila se envolveu com a arte por acaso, aos 49 anos. Foi um bloco de papel e quatro tubos de tinta acrílica nas cores primárias esquecidos que despertaram seu interesse. A partir disso, ela começou alguns cursos esporádicos ao longo dos anos, com persistência e vontade de se expressar. “No percurso, um só mote: espontaneidade. E uma só busca: o belo”, completa.
Nascida e criada em Porto Alegre, em 1966 Deolila ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos onde se forma em Língua e Literatura Inglesa. Na sequência, se formou em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Brasília(UnB). A artista também deu aula por 10 anos.
Depois de um grave acidente, Deolila se aposentou e voltou a morar em sua cidade natal.