A administração municipal assinou nesta semana contrato com a Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPIs. A empresa Residencial Senior Gramado prestará o serviço de acolhimento aos idosos do município.
Podem frequentar a instituição pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos; com vínculos familiares rompidos; em graus I, II e III de dependência e; desde que esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
O objetivo é garantir proteção integral mediante diagnóstico elaborado por técnicos de referência da Estratégia Saúde da Família – ESF e do Centro de Referência e Assistência Social – Cras, conforme o Programa Básico de Acolhimento de Idosos de Relvado.
Inicialmente serão disponibilizadas até seis vagas para idosos em situação de maior necessidade. Conforme a equipe administrativa, o ingresso na instituição ocorrerá de acordo com a capacidade do local. “O programa acolhe os idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família devido a situações de violência, maus-tratos, negligência, abandono, situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados”, reforça o prefeito Carlos Luiz Fraporti.
Entenda
O acolhimento ao idoso deverá ser provisório ou de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com familiares. Busca atender àqueles que residem em Relvado em período superior a dois anos, devidamente inscritos junto ao Cadastro Único.
Devem possuir renda mensal de até um salário mínimo individual, vinculados ao serviço de saúde e assistência social do município, salvo em casos excepcionais, que serão analisados pela equipe da ESF e do Cras.