Prazer, governador.  Somos o Vale do Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Prazer, governador. Somos o Vale do Taquari

As últimas semanas foram tensas. Prefeitos e agentes do setor privado das regiões alta e baixa do Vale do Taquari viveram momentos de quase ruptura institucional. E isso não é uma invenção da imprensa. O projeto de concessão das rodovias apresentado pelo governo estadual desagradou muitos empresários e políticos, e gerou um clima de desunião que poucas vezes fora visto em nossos pagos. Na manhã dessa sexta-feira (4), uma estratégica reunião da Amvat serviu para “lavar a roupa suja” e levar um recado ao governador: estamos unidos.

Os prefeitos se reuniram para alinhar um necessário consenso regional. A reunião no Estrela Palace Hotel foi agendada sem alarde. Quase às escuras e sem a presença de jornalistas. E não se trata de falta de transparência. Pelo contrário. Os gestores precisavam do momento íntimo para decidir, de uma vez por todas, que somos uma só região. Somos todos Vale do Taquari, e estamos unidos para reivindicar o que realmente interessa a todos. Em suma, não vamos aceitar ameaças e não vamos pagar uma conta tão alta sem as devidas contrapartidas.

A partir de agora, governador, quem dá as cartas é o Vale. A Amvat solicita audiência com a Secretaria Extraordinária de Parcerias do Estado para solicitar, de forma oficial e consensual, a inclusão da ERS-332 no projeto de concessões. Além disso, a entidade vai bater pé e exigirá a alteração das praças de pedágio de Encantado e Cruzeiro do Sul. Nos bastidores, a informação é que já existe um consenso sobre a necessidade de instalar um ponto de cobrança em Arroio do Meio, onde o fluxo maior garantiria uma tarifa mais amena para todos.

Outro tema que ganhou força a partir do estratégico encontro de sexta-feira é a criação de um fundo regional, que deve ser abastecido com o ISS gerado pelo pedágio aos municípios lindeiros às rodovias. O tema já foi debatido em outras esferas, ora para custear a isenção para veículos emplacados nas cidades que receberem as praças, ora para custear obras ou ampliações na própria ERS-332. A primeira opção ganhou força entre os prefeitos. E o consenso é o primeiro passo para a formatação de um consórcio para tais repasses.

Na próxima segunda-feira (7), a reunião será exclusiva para empresários. A CIC-VT convoca transportadores e empreendedores da região para uma derradeira análise do plano pré-anunciado pelo governo, sem a presença de políticos. O encontro será na Acil. E será ainda mais produtivo após a sinalização de consenso e união entre os prefeitos. Definitivamente, e antes tarde do que mais tarde, o Vale do Taquari parece ter retomado as rédeas neste debate que impactará toda a região pelos próximos 30 ou 60 anos.


Festival do Chucrute

O novo secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela garante: o município vai fazer de tudo para realizar novamente o tradicional Festival do Chucrute em 2022. Não é uma certeza, claro. A demanda depende de outras secretarias e também do aval do “chefe”. Mas, a forma otimista com a qual Joel Mallmann (foto) tratou do tema durante entrevista ao programa Frente e Verso é animadora. E tomara que ele obtenha êxito. A cidade e a região merecem uma nova edição da tradicional festa gastronômica.


Muitos candidatos

O Vale do Taquari já conta com pelo menos 15 pré-candidatos a deputado estadual e outros quatro para deputado federal. São muitos nomes para poucos votos. É fato. Se continuarmos com esse perigoso cenário, a chance da região seguir sem representantes nos principais parlamentos será muito grande. Por ora, apenas o Partido dos Trabalhadores parece ter encontrado o necessário consenso entre os líderes regionais da sigla, e o nome de Emanuel Hassen de Jesus (o popular “Maneco”) já ecoa em praticamente todos os redutos petistas, seja na região baixa ou alta do Vale. E isso não é verificado de forma explícita nas demais siglas.


• Em entrevista ao programa Frente e Verso, no início de fevereiro, o prefeito de Lajeado avisou que decidiria até o fim do mês sobre a candidatura (ou não) a deputado estadual. O prazo informal já venceu. Marcelo Caumo (PP) ainda não anunciou a decisão. E o fim de semana pode ser crucial.
• Marcelo Caumo (PP), aliás, voltou a participar de uma reunião da Amvat. Ele estava presente no encontro de sexta-feira. E isso teve um significado muito importante para a entidade.
• A posse da nova diretoria da OAB de Lajeado ocorre no dia 30 de março, às 19h30min, na sede social da Univates. Conforme o novo presidente, Ronaldo Eckhardt, o presidente da OAB no RS, Leonardo Lamachia, é um dos convidados que estará presente. E o pai dele, Carlos Lamachia, será convidado a comparecer.
• O 110º Encontro de Legislativos do Vale promovido pela AVAT ocorre no dia 12 de março, a partir das 8h30min, no Centro Social Urbano de Roca Sales, onde ocorrerá a 9ª Exporoca e a 12ª Fecarpa.
• O governo de Roca Sales anuncia a intenção de realizar um campeonato de esportes náuticos no Rio Taquari. A ideia é atrair pilotos e lanchas e jet-ski. Já em Lajeado, o leito do velho Taquari receberá etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem no dia nove de abril, junto ao Porto dos Bruder.
• O governo de Lajeado anuncia para o dia 24 de março a licitação que prevê “contratação de empresa para elaboração de estudo hidrológico e mapeamento de áreas suscetíveis as inundações”.
• A coordenadoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul tem um novo titular. E ele é bem conhecido no Vale do Taquari. Trata-se do Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson. Ou seja, o setor está em ótimas mãos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais