Marinha suspende balsa por falta de vistoria em Taquari

Serviço Público

Marinha suspende balsa por falta de vistoria em Taquari

Serviço de transporte pelo rio Taquari foi interrompido às 16h de quinta-feira. Equipe militar de Rio Grande fará nova inspeção na próxima quarta-feira (9)

Marinha suspende balsa por falta de vistoria em Taquari
Barca transporta cerca de 150 veículos por dia entre Taquari e General Câmara

A travessia entre Taquari e General Câmara pelo rio está suspensa, pelo menos, até a próxima quarta-feira, 9. A data foi agendada pela Marinha do Exército para fazer vistoria da balsa Taquariense.

De acordo com o proprietário da embarcação, Adroaldo da Silva Couto, foi expirada a validade de um rebocador. Trata-se de uma pequena embarcação, com motores potentes e alta capacidade de manobra, projetada para empurrar e puxar balsas e navios.

“Ano passado não teve vistoria por causa da pandemia. O rebocador não transporta passageiro”, contesta Couto. Ele avalia que os militares poderiam ter sido mais brandos, ou ter marcado uma inspeção para esta semana.

A balsa é utilizada para acessar a Região Carbonífera. Em média, 150 carros usam todos os dias o serviço de transporte pelo rio Taquari, estima o proprietário do barco.

“Quem fica mais prejudicado são as centenas de pessoas que precisam da balsa”.

A equipe responsável pela vistoria é da Marinha de Rio Grande. Caso não haja nenhum problema com o rebocador, o serviço pode ser retomado logo após a inspeção.

Caminhos alternativos

O desvio mais usual de quem sai de General Câmara em direção a Taquari é pela RSC-287, por meio da Vila Mariante, interior de Venâncio Aires. Para quem faz o caminho oposto, o trajeto mais rápido é pela balsa de São Jerônimo.

BALSAS HISTÓRICAS NO VALE

Meio de transporte comum até os anos 1960, a barca Taquariense é a última remanescente da região. No passado, as ligações pelo rio eram chamados de “passos”. O primeiro no rio Taquari foi instalado em 2 de julho de 1872. A embarcação ligava as colônias de Estrela e Conventos São Gabriel.

Ainda no século 19, há registros de balsas entre Arroio do Meio e Lajeado. O barco transportava pessoas em veículos na Barra Forqueta. O serviço funcionou entre 1890 e 1939.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais