A pista do Parque de Eventos recebe, a partir deste sábado, 5, uma etapa inédita do Campeonato Gaúcho de Motocross. Expectativa é que cerca de 300 pilotos participem dos dois dias de evento. O público, de acordo com os organizadores, pode chegar a 5 mil pessoas.
O evento integra as festividades do aniversário de 30 anos do município e é promovido pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). Para receber a etapa, a pista passou por reformulações. O percurso foi ampliado para 1,3 mil metros. Conforme o prefeito, Jari Hunhoff, o trabalho se intensificou no parque nas últimas quatro semanas com o ajuste no trajeto e melhorias na infraestrutura.
Hunhoff reforça que a cidade é a única no Vale do Taquari a receber a etapa estadual neste ano. “Temos uma das melhores pistas do estado e uma ótima infraestrutura, com parque de eventos, área para acampamento, energia elétrica e água em vários pontos, tudo para garantira o conforto do público e das equipes participantes do evento”, salienta.
O evento inicia com os treinos livres na parte da manhã. Os treinos cronometrados ocorrem à tarde, logo após iniciam as primeiras quatro provas do campeonato. No domingo, 6, haverá a disputa de 15 baterias. No total, a etapa de abertura será dividida em 16 categorias. À noite, ocorre um jantar festivo animado pela banda local Werner e Cia, com entrega da premiação aos campeões.
Bom público
Diego de Souza, presidente do Moto Grupo Tricap, afirma que o campeonato movimenta a cidade. “São mais de dois anos sem eventos deste porte. Teremos aqui pilotos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Precisamos deixar uma boa impressão do espaço, da nossa cidade e do nosso povo”, destaca.
Souza também reforça que a segunda programação do mês será o 11º Encontro de Trilheiros, em 13 de março. A largada ocorrerá nas dependências do Parque Municipal e inicia às 7h, com a recepção. Será servido café da manhã a todos os participantes e, às 8h, ocorre a largada. “Serão duas semanas intensas. Os aventureiros e simpatizantes do motociclismo podem vir até a cidade prestigiar as duas programações”.
Serão 85 quilômetros de trilhas que passam por todas as comunidades do município. O percurso é uma novidade. Passa em meio a mata, montanhas características da cidade e riachos, e divulgam as belezas naturais do município. São esperados mais de 500 pilotos da região.