A Dália Alimentos foi certificada pela empresa Mercatto Energia, especializada em atividade de energia limpa e renóvavel, por contribuir com o desenvolvimento sustentável, por meio da redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), desde 2013. Conforme a profissional de química industrial da Dália, Graziela Botega, de janeiro a dezembro de 2021, a cooperativa deixou de emitir 6.678,81 de CO2 para a atmosfera. “Atualmente, não existe um parâmetro que regulamente a quantidade de CO2, mas quanto menos emitirmos, menos agredimos a camada de ozônio do planeta”, afirma.
Segundo Graziela, com essa prática a Dália contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. “Além disso, buscar a redução da emissão do GEE é uma atitude fundamental a ser tomada por todos que querem um futuro melhor para as próximas gerações”, reforça.
A profissional acrescenta que a conquista se deve ao empenho da Dália em buscar desenvolvimento tecnológico e sustentável para a diversidade da matriz energética do país. “É um orgulho trabalhar em uma empresa que está preocupada, não só em produzir alimentos com qualidade, mas em produzir com conformidade legal, contribuindo com o meio ambiente”, afirma.
Diferentes fontes
Ainda, de acordo com a química industrial, a Dália utiliza energia gerada a partir de quatro fontes renováveis: solar, eólica, biomassas e de pequena hidrelétrica. Ao todo, são sete unidades que participam do uso dessas energias: a matriz em Encantado, Laticínios no bairro Aimoré, Complexo Lácteo de Palmas, Frigorifico de Frangos, Fábrica de Rações para frangos, Supermercado em Arroio do Meio e o Incubatório em Mato Leitão.
Cultura de confiança e colaboração
Segundo o funcionário do Departamento Técnico da Mercatto, Daisson Marques, os valores praticados estão associados a uma cultura de confiança e colaboração, e refletem a trajetória de sucesso da cooperativa. “Além disso, a Mercatto parabeniza a Dália pela certificação do uso de energia renovável, pois atualmente é bem importante que as grandes empresas estejam comprometidas com o meio ambiente, e implementem e disseminem ações sustentáveis.”
Trajetória
Graziela atua na Dália desde 1999. Na época, ocupava o cargo de auxiliar de laboratório. Ela deixou essa função em 2007, quando passou a ser supervisora da área de apoio no Frigorífico de Suínos. Desde 2011, a profissional é a química industrial responsável pelos laboratórios de Encantado e pelo Setor Ambiental.